Xangai registrou, nesta segunda-feira (29), a temperatura mais elevada em um mês de maio em mais de um século, anunciou o serviço meteorológico da cidade do leste da China.
"A temperatura na estação de metrô Xujiahui atingiu 36,7°C" na tarde de segunda-feira, superando em um grau o recorde de 35,7°C registrado quatro vezes, em 1876, 1903, 1915 e 2018", informou o serviço meteorológico da maior cidade da China.
Em meados de maio, a ONU advertiu que o período 2023-2027 será, quase certamente, o mais quente já registrado na Terra, sob o efeito combinado dos gases de efeito estufa e do fenômeno climático 'El Niño', que elevam as temperaturas.
As temperaturas globais devem ultrapassar, em breve, a meta mais ambiciosa do Acordo de Paris sobre o Clima, alertou a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Outros países asiáticos já experimentaram ondas de calor mortais que registraram recordes este ano.
O Acordo de Paris de 2015 busca conter o aumento da temperatura média do planeta a até 2°C na comparação com os níveis pré-industriais de 1850 a 1900 e, se possível, a 1,5°C em relação aos mesmos níveis.
Saiba Mais
- Mundo Discriminação nos aluguéis, redes sociais e futebol: o problema do racismo na Espanha escancarado por agressões a Vini Jr.
- Mundo Presidente de Uganda sanciona lei para punir a homossexualidade
- Mundo Primeiro-ministro espanhol dissolve Parlamento e convoca novas eleições
- Mundo Aumento de casos de ameba "comedora de cérebro" preocupa os EUA
- Mundo China enviará um civil ao espaço pela primeira vez
- Mundo Alpinistas encontram mais de 1,6 tonelada de resíduos plásticos no Himalaia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.