De Pernambuco à Terra Santa. Neste domingo (28/5), 33 alunos da Orquestra Criança do Cidadã, de Pernambuco, se apresentarão no 11º Congresso Internacional de Pentecostes — importante evento do calendário litúrgico católico — organizado pela Comunidade Obra de Maria, em Israel. O encontro ocorre neste final de semana e terá a presença de grandes nomes da música católica brasileira, entre eles, os padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti, o Frei Gilson e a irmã Kelly Patrícia. A orquestra já está em Jerusalém e conta com delegação composta por 41 pessoas, sendo 33 músicos, o maestro José Renato Accioly, um assistente do maestro, gestores e equipe administrativa.
- Biografia sobre Maria tenta preencher lacunas históricas
- Pentecostes espera 250 mil fiéis por dia para as celebrações no Taguaparque
O repertório será composto por canções nacionais e internacionais e contará com a Jerusalém de ouro, em homenagem à capital de Israel. Já a distribuição dos músicos no palco segue entre violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e trompete, para interpretar canções reconhecidas mundialmente. A abertura será com músicas clássicas internacionais, como O Messias, de Georg Friedrich Händel, seguindo por Jesus, alegria dos homens, de Johann Sebastian Bach, Missa em sol maior, de Franz Schubert e músicas de autorias brasileiras, como Três peças nordestinas II. Aboio, de Clóvis Pereira, Bachianas brasileiras n° 4 e n° 5, Heitor Villa-Lobos.
A apresentação terá a presença do músico Antonino Tertuliano, de 28 anos. Ele é ex-aluno do projeto e atualmente integra o grupo titular da Orquestra Filarmônica de Israel, que está entre as cinco maiores orquestras do mundo.
O juiz de Direito João José Rocha Targino, idealizador do projeto, conta que a participação da Orquestra Criança Cidadã no evento reforça a importância do fomento ao trabalho social e voluntário com os mais vulneráveis. “Eu vejo toda a humanidade como irmã. Nós todos somos irmãos. Tem pessoas favorecidas economicamente e tem pessoas muito desfavorecidas. Eu me considero abençoado por Deus por tantos privilégios, mas muitos não tem nem onde morar. A orquestra dá oportunidade de descobrir talentos musicais. Estamos falando de crianças e adolescentes de comunidades carentes da Região Metropolitana do Recife que estão tendo a oportunidade de ter uma profissão e representar o Brasil em um evento tão importante como esse”.
Sobre a Orquestra
A Orquestra Criança Cidadã, criada em 2006, faz parte da Associação Criança Cidadã (AOCC) e atende jovens com idade entre 6 e 21 anos. Atualmente o projeto é realizado na comunidade do Coque, na Zona Sul do Recife, no distrito de Camela, em Ipojuca (Litoral Norte de Pernambuco), e em Igarassu (Litoral Sul). Além da música, o projeto oferece apoio pedagógico, a inclusão digital, atendimentos psicológico, médico e odontológico, administrados por órgãos governamentais e empresas privadas. Oferta também cursos de Luthier (produção e conserto de instrumentos) e também de Archetier (confecção de arcos para instrumentos musicais).
Em 2014, o grupo conquistou o reconhecimento do Papa Francisco durante uma apresentação na 16ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica, na Cidade do Vaticano. “Se me pedir para definir a Orquestra Cidadã em uma palavra, eu diria: oportunidade. É o que a juventude precisa. O lema do projeto é construir sonhos, transformar vidas. Na hora que o garoto entra na orquestra ele passa a ser construtor de um sonho próximo”, completa Targino.
Serviço
11º Congresso Internacional de Pentecostes
Data: 27 e 28 de maio de 2023
Local: Terra Santa
Site com informações sobre as peregrinações da Obra de Maria: rdpviagens.com
Central de reservas Obra de Maria: (81) 3048-8050
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.