ABALOS

Terremoto de 6,2 graus abala o leste de Tóquio, no Japão

O terremoto ocorreu a uma profundidade de 50 quilômetros às 19h03, horário local (7h03 em Brasília), nas águas do Pacífico na província de Chiba

Agence France-Presse
postado em 26/05/2023 09:03 / atualizado em 26/05/2023 09:04
 (crédito: STAFF, GABRIEL CAMPELO / AFP)
(crédito: STAFF, GABRIEL CAMPELO / AFP)

Um terremoto de 6,2 graus de magnitude atingiu a costa perto de Tóquio na tarde desta sexta-feira (26/5), informou a Agência Meteorológica do Japão, acrescentando que não há previsão de tsunami.

O terremoto ocorreu a uma profundidade de 50 quilômetros às 19h03, horário local (7h03 em Brasília), nas águas do Pacífico na província de Chiba, no Japão, e foi forte o suficiente para abalar grandes edifícios na capital e interromper o serviço ferroviário.

O Centro Geológico dos Estados Unidos também registrou o terremoto, com a mesma magnitude. A autoridade nuclear japonesa não detectou nenhuma anomalia nas usinas nucleares da região.

Pouco antes de os habitantes de Tóquio sentirem o tremor, o sistema avançado de detecção de terremotos do Japão pediu às emissoras de televisão que alertassem sobre um terremoto potencialmente forte.

"Foi como estar em um barco flutuando na água, balançando de um lado para o outro e pareceu durar mais de 30 segundos", disse um apresentador da NHK após o tremor.

No início de maio, um terremoto de magnitude 6,3 atingiu a região de Ishikawa (centro), matando uma pessoa e ferindo 49.

O país ainda se lembra do terremoto de 9,0 graus que atingiu o nordeste do Japão em março de 2011, provocando um tsunami que deixou 18.000 mortos ou desaparecidos.

O tsunami de 2011 provocou o colapso de três reatores na usina nuclear de Fukushima, causando o maior desastre do Japão desde a Segunda Guerra Mundial e o acidente nuclear mais grave desde Chernobyl.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação