SOCIEDADE

Congresso de "Cidades Ecoeducativas" começa nesta terça na Itália

A primeira edição do evento será realizada de 23 a 25 de maio, em Roma. Para comemorar o 10º aniversário do lançamento mundial da Fundação de Direito Pontifício

André Vinícius Pereira*
postado em 23/05/2023 18:38 / atualizado em 23/05/2023 18:39
 (crédito: Reprodução/Facebook Scholas Occurrentes)
(crédito: Reprodução/Facebook Scholas Occurrentes)

A Pontifícia Scholas Occurrentes e o Banco Latino-Americano de Desenvolvimento (CAF) promovem, em Roma,a primeira edição do Congresso Mundial de "Cidades Ecoeducativas", que começa nesta terça (23/5) e vai até a quinta (25/5).

A aliança entre as instituições busca apoiar uma agenda de crescimento consistente com os desafios sociais e ambientais da América Latina, Caribe e Europa. Durante o congresso, mais de 50 autoridades de diversos governos participarão, em um evento que visa promover e divulgar o 'Desenvolvimento Sustentável' em referência ao termo "ecologia integral" enunciado na encíclica do papa Francisco.

A Organização de Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI) é a única representante do país a compor os debates. O diretor da OEI, Raphael Callou, participará da mesa sobre Educação. "A OEI atua no tripé educação, ciência e cultura, o que permite que naveguemos transversalmente por diversas áreas, como meio ambiente, saúde, cultura e direitos humanos, entre outros. Ao longo desses 73 anos de existência, desenvolvemos projetos com foco na inovação e na transformação governamental tendo por base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030, como também na atuação direta com a sociedade, por meio de parcerias com organizações do terceiro setor" explicou.

Callou complementa: "A OEI Brasil realiza e apoia uma série de projetos em parceria com governos federal, estadual e municipal, além de instituições do terceiro setor, que incentivam o desenvolvimento sustentável da sociedade". 

Além de comemorar os 10 anos do lançamento mundial do movimento "Scholas Occurrentes", o evento abordará uma série de temas que visam fortalecer a habilidades de gestão de políticas urbanas inclusivas, produtivas e sustentáveis, como também de liderança focadas no avanço para o desenvolvimento sustentável.

Como surgiu a Scholas Occurrentes 

O movimento educativo internacional 'Scholas Occurrentes' é liderado pelo papa Francisco. O desenvolvimento da Pontifícia foi a partir dos programas 'Escuelas de vecinos' e 'Escuelas hermanas', elaborados em Buenos Aires por iniciativa do então cardeal Jorge Mario Bergoglio, o nome de batismo de Francisco. Depois se expandiu em cinco continentes, onde foi consolidada como Fundação de Direito Pontifício em 15 de agosto de 2015.

Papel do Banco Latino-Americano de Desenvolvimento (CAF)

O CAF decidiu tornar o Banco Verde da América Latina e Caribe. Nesse quadro, a nova estratégia de desenvolvimento urbano da instituição visa promover um modelo de desenvolvimento que coloca as pessoas no centro da ação e permite repensar o vínculo com a natureza através da construção de um habitat sustentável e uma melhor gestão urbana.

O evento

Nos dias 23, 24 e 25, os funcionários receberão formação sobre o tema para que possam aplicar os conhecimentos em seus territórios, em continuidade à experiência Laudato si' Jovens promovida pela Scholas no ano passado.

O papa Francisco receberá as conclusões de especialistas sobre o encontro e fará a Aula Magna de encerramento no Instituto Patrístico Augustinianum. Durante a celebração, o pontífice fará uma interação ao vivo com as comunidades juvenis das Scholas Occurrentes na Argentina, Estados Unidos, México e Amazônia colombiana.

* Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação