O Google anunciou, nesta terça-feira (16/5), que passará a excluir contas de usuários que não utilizam nenhum dos serviços da empresa por dois anos ou mais. O “limpa” terá início em dezembro deste ano e incluirá não apenas as contas em si como também o conteúdo armazenado nos aplicativos Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda, Youtube e Google Fotos. A decisão tem efeito global.
De acordo com a empresa, a nova política é uma forma de promover maior segurança aos usuários, já que contas esquecidas geralmente "não tiveram a autenticação de dois fatores configurada e podem ter tido as senhas antigas comprometidas" com vazamento de dados.
“Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas”, relata a empresa em um comunicado oficial.
“Ou seja, essas contas geralmente são vulneráveis e, uma vez comprometida, uma conta pode ser usada para qualquer coisa, desde roubo de identidade até um vetor de conteúdo indesejado ou até malicioso, como spam”, acrescenta.
Saiba Mais
A política de exclusão é direcionada apenas para contas do Google de pessoas físicas; acessos de organizações como escolas ou empresas não serão afetados. De acordo com a empresa, a partir de dezembro deste ano o processo de exclusão começará a ser feito “em fases” e contas que nunca foram usadas após a criação terão prioridade.
Ao identificar uma conta que se enquadra no perfil de exclusão, o Google irá enviar notificações, ao longo dos meses anteriores à exclusão, para o e-mail da conta ou para o endereço eletrônico de recuperação.
Evite exclusão: saiba como manter a conta ativa com seis passos simples
O Google elencou seis formas de mostrar à inteligência artificial da empresa que a conta recebeu uma movimentação recente. Veja:
- Ler ou enviar um e-mail;
- Usar o Google Drive;
- Assistir a um vídeo do Youtube;
- Baixar um aplicativo na Google Play Store;
- Usar a Busca do Google e
- Usar a opção Login com o Google ao fazer login em um aplicativo ou plataformas de terceiros.
A empresa garante que pessoas que tem uma assinatura ativa de qualquer serviço com uma Conta do Google também permanecerão com a conta ativa, mesmo sem fazer nenhum dos passos acima.
Saiba Mais
- Política "Não sei se tenho horror ou pena do Sergio Moro", diz Gilmar Mendes
- Ensino superior UnB é uma das 54 universidades brasileiras entre as 2 mil melhores do mundo
- Economia Para Jungmann, o mercado do ouro no Brasil é "esquizofrênico"
- Diversão e Arte 'Rita Lee é quem pode nos salvar nesses tempos difíceis', diz padre que rezou missa da cantora
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.