Ucrânia

Zelensky se encontra com o Papa Francisco no Vaticano; veja imagens

Após a visita, o Papa reafirmou ao presidente da Ucrânia que segue orando pela paz e pelo fim da guerra

Pedro Grigori
postado em 13/05/2023 15:28 / atualizado em 13/05/2023 15:28
Papa Francisco apertando a mão do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky após uma audiência privada no Vaticano. -  (crédito:  AFP)
Papa Francisco apertando a mão do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky após uma audiência privada no Vaticano. - (crédito: AFP)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou o Papa Francisco, neste sábado (13/5), no Vaticano. O encontro ocorreu na Sala Paulo Vl, um salão de audiências próximo da Basílica de São Pedro.

Após a visita, o Papa reafirmou para Zelensky que segue orando pela paz e pelo fim da guerra. Em março, o Papa disse que a guerra na Ucrânia foi provocada por interesse de vários "impérios" e não apenas pela Rússia. 

Veja imagens:

  • Papa Francisco (E) e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky trocando presentes após uma audiência privada no Vaticano VATICAN MEDIA / AFP
  • Papa Francisco (E) e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky trocando presentes após uma audiência privada no Vaticano VATICAN MEDIA / AFP
  • Papa Francisco com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante uma audiência privada no Vaticano VATICAN MEDIA / AFP

Presidente ucraniano visitará Alemanha no domingo

No domingo (14/5), Zelensky segue em viagem para a Alemanha. O líder ucraniano se reunirá com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e com o presidente Frank-Walter Steinmeier.

Neste sábado, a Alemanha anunciou um novo plano de ajuda militar à Ucrânia, no valor de US$ 2,950 bilhões (cerca de R$ 14,5 bilhões). O pacote inclui a entrega de tanques, veículos blindados e sistemas de defesa aérea.

Trata-se do pacote mais importante anunciado por parte da Alemanha para a Ucrânia desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, de acordo com a revista "Der Spiegel".

"Todos desejamos o fim rápido desta guerra atroz da Rússia contra o povo ucraniano, mas infelizmente não está à vista. Por isso, a Alemanha dará toda a ajuda que puder, pelo tempo que for necessário", disse o ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, em um comunicado.

Com informações de AFP.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação