Reino Unido

Rei Charles III exige mudança em oração por conta de Camilla; entenda

Charles III também ganhou o papel de Governador Supremo da Igreja Anglicana ao se tornar rei

Correio Braziliense
postado em 05/05/2023 13:04
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Próximo à coração do rei Charles III, que ocorre neste sábado (6/5), o monarca enfrentou a alta cúpula da Igreja Anglicana exigindo alterações nas orações oficiais da instituição por conta da rainha consorte, Camilla Parker Bowles.

Ao ocupar o posto de rei, Charles III assume também o título de Governador Supremo da Igreja da Inglaterra, tornando-se um dos membros da liderança da instituição.

Segundo o jornal inglês The Sun, o monarca emitiu um Mandado Real na última quarta-feira (3/5) determinado que, após a cerimônia de coroação, Camilla deixe de ser chamada de Rainha Consorte e passe a ser chamada exclusivamente de Rainha, o que interfere em uma das orações mais tradicionais da Igreja Anglicana.

Após a coroação, a oração passará a ser: "Deus Todo Poderoso, fonte de toda bondade, pedimos humildemente que você abençoe a Rainha Camilla, o Príncipe William de Gales, a Princesa de Gales e toda a Família Real".

A nova versão já foi oficializada pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, segundo nome na hierarquia da Igreja Anglicana, atrás apenas do monarca. A mudança, no entanto, vai contra uma determinação da Rainha Elizabeth II, que morreu em setembro de 2022.

A então monarca anunciou, em fevereiro do ano passado, o desejo de que Camilla assumisse o título de rainha consorte. "É meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte", disse Elizabeth II.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação