Jornal Correio Braziliense

Peru

Ex-presidente do Peru se entrega à Justiça dos EUA para ser extraditado

Alejandro Toledo cumpre prisão domiciliar em San Francisco e é requerido pela Justiça peruana sob as acusações de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito do caso Odebrecht

O ex-presidente peruano Alejandro Toledo, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, se entregou na manhã desta sexta-feira (21/4) às autoridades americanas para iniciar seu processo de extradição ao Peru, informaram as autoridades na Califórnia.

Toledo, de 77 anos, se apresentou às 9h15 locais (13h15 em Brasília) em um tribunal federal de San José e ficou à disposição do Serviço de Delegados dos Estados Unidos (US Marshals).

Alejandro Toledo cumpre prisão domiciliar em San Francisco e é requerido pela Justiça peruana sob as acusações de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito do caso Odebrecht.

O político nega as acusações e já tentou diversos recursos para bloquear a extradição, que o Peru vem buscando desde 2018, autorizado por Washington em fevereiro.

"Toledo será levado para uma prisão adequada, onde permanecerá até que ocorra a sua entrega às autoridades peruanas", afirmou o juiz Thomas Hixson, do distrito norte da Califórnia.

De acordo com a decisão do juiz, o advogado de Toledo "declarou que não solicitará mais adiamentos ao Nono Circuito, nem à Suprema Corte".