Eleitores paraguaios escolheram Santiago Peña, do conservador Partido Colorado no poder, presidente do país nas eleições deste domingo (30/4). Peña foi eleito presidente do Paraguai com mais de 42% dos votos, superando o opositor Efraín Alegre, que recebeu 27%. O anúncio foi feito pela autoridade eleitoral, após a apuração de mais de 90% das urnas.
Peña, um economista de direita de 44 anos próximo ao ex-presidente Horacio Cartes (2013-2018), substituirá o atual chefe de Estado, Mario Abdo Benítez, a partir de 15 de agosto, por um mandato de cinco anos.
Pelo Twitter, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou Peña pela vitória nas eleições. "Boa sorte no seu mandato. Vamos trabalhar juntos por relações cada vez melhores e mais fortes entre nossos países, e por uma América do Sul com mais união, desenvolvimento e prosperidade", escreveu Lula.
Parabéns ao presidente eleito do Paraguai @SantiPenap pela vitória nas eleições. Boa sorte no seu mandato. Vamos trabalhar juntos por relações cada vez melhores e mais fortes entre nossos países, e por uma América do Sul com mais união, desenvolvimento e prosperidade
— Lula (@LulaOficial) May 1, 2023
Com informações da AFP
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.