Guerra no leste europeu

Chefe da Otan se diz "confiante" que a Ucrânia recuperará terras ocupadas pela Rússia

Jens Stoltenberg disse que a Ucrânia está pronta para lançar uma contraofensiva que lhe permitirá retomar territórios ocupados por tropas invasoras russas

Agence France-Presse
postado em 21/04/2023 17:45
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta sexta-feira (21/4) que a Ucrânia está pronta para lançar uma contraofensiva que lhe permitirá retomar territórios ocupados por tropas invasoras russas.

"Estou confiante de que [os ucranianos] estão em posição de liberar mais territórios", declarou Stoltenberg à margem de uma reunião dos aliados da Ucrânia na base militar americana em Ramstein, na Alemanha.

"Uma das principais questões discutidas aqui hoje foi revisar as diferentes capacidades, sistemas e suprimentos que os ucranianos precisam para recuperar mais terreno", acrescentou.

Stoltenberg revelou que a Ucrânia recebeu sistemas de mísseis terra-ar Patriot.

"Alemanha e Estados Unidos entregaram baterias Patriot, que já estão em operação na Ucrânia", disse ele, sem especificar as quantidades.

A Ucrânia exige insistentemente a entrega de sofisticados sistemas de defesa para se proteger dos bombardeios russos.

O Pentágono disse em março que 65 militares ucranianos completaram seu treinamento Patriot nos Estados Unidos e retornaram à Europa.

Cerca de 50 países participam da reunião de Ramstein.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE