O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta sexta-feira (21/4) que a Ucrânia está pronta para lançar uma contraofensiva que lhe permitirá retomar territórios ocupados por tropas invasoras russas.
"Estou confiante de que [os ucranianos] estão em posição de liberar mais territórios", declarou Stoltenberg à margem de uma reunião dos aliados da Ucrânia na base militar americana em Ramstein, na Alemanha.
"Uma das principais questões discutidas aqui hoje foi revisar as diferentes capacidades, sistemas e suprimentos que os ucranianos precisam para recuperar mais terreno", acrescentou.
Saiba Mais
Stoltenberg revelou que a Ucrânia recebeu sistemas de mísseis terra-ar Patriot.
"Alemanha e Estados Unidos entregaram baterias Patriot, que já estão em operação na Ucrânia", disse ele, sem especificar as quantidades.
A Ucrânia exige insistentemente a entrega de sofisticados sistemas de defesa para se proteger dos bombardeios russos.
O Pentágono disse em março que 65 militares ucranianos completaram seu treinamento Patriot nos Estados Unidos e retornaram à Europa.
Cerca de 50 países participam da reunião de Ramstein.
Saiba Mais
- Mundo Combates persistem no Sudão, apesar dos pedidos de trégua
- Mundo Declarações 'nos deixaram muito preocupados e apreensivos', diz Associação dos Ucranianos em Portugal em carta a Lula
- Mundo Japão tem primeira condenação por escândalo de corrupção de Tóquio-2020
- Mundo Presidente Alberto Fernández desiste de concorrer à reeleição na Argentina
- Ciência e Saúde Síndrome de Ehlers-Danlos: a condição rara que gera 'pele elástica' e hipermobilidade
- Mundo Portugal vai proibir 'terapias de conversão de gênero'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.