O governo canadense concederá subsídios de até 13,2 bilhões de dólares canadenses (9,8 bilhões de dólares americanos, 49,4 bilhões de reais na cotação atual) ao longo de dez anos à montadora alemã Volkswagen para a construção de sua primeira fábrica de baterias elétricas fora da Europa, no Canadá.
"O investimento dependerá da quantidade de baterias fabricadas e ficará entre 8 bilhões e 13,2 bilhões de dólares (canadenses)", disse o primeiro-ministro Justin Trudeau em entrevista coletiva nesta sexta-feira (21).
Esta fábrica criará "3.000 empregos diretos e até 30.000 empregos indiretos", disse Trudeau, referindo-se ao anúncio como um "avanço histórico".
Saiba Mais
A Volkswagen anunciou em meados de março sua intenção de construir esta fábrica em Saint-Thomas, Ontario (centro-leste), tornando-se assim a primeira nova fabricante a se instalar no Canadá nos últimos 35 anos.
O início da construção está previsto para o próximo ano.
Esta fábrica terá uma área equivalente a mais de 378 campos de futebol americano, tornando-se a maior unidade fabril do país.
A abertura está prevista para 2027 e produzirá baterias “para até um milhão de veículos elétricos por ano”, segundo uma nota do gabinete do primeiro-ministro.
“A fábrica de Saint-Thomas será uma referência nacional na cadeia de fornecimento de veículos elétricos”, acrescentou Trudeau durante uma coletiva de imprensa.
Saiba Mais
- Política Tebet diz que não haverá cortes na educação durante sua gestão no Planejamento
- Política Em Ouro Preto, Zema entrega medalhas da Inconfidência a Temer e Moro
- Mundo Brasil cobrará de Portugal ações para conter xenofobia e racismo contra brasileiros
- Mundo Ex-presidente do Peru se entrega à Justiça dos EUA para ser extraditado
- Mundo Autor do ataque a uma sinagoga na França é condenado à prisão perpétua
- Mundo Trabalhadores ainda aguardam justiça 10 anos após colapso de fábrica em Bangladesh
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.