Canadá

Canadá promete quase US$ 10 bilhões à Volkswagen por fábrica de baterias

O governo canadense concederá subsídios de até 13,2 bilhões de dólares canadenses ao longo de dez anos à montadora alemã

Agence France-Presse
postado em 21/04/2023 15:58
 (crédito: JENS SCHLUETER / AFP)
(crédito: JENS SCHLUETER / AFP)

O governo canadense concederá subsídios de até 13,2 bilhões de dólares canadenses (9,8 bilhões de dólares americanos, 49,4 bilhões de reais na cotação atual) ao longo de dez anos à montadora alemã Volkswagen para a construção de sua primeira fábrica de baterias elétricas fora da Europa, no Canadá.

"O investimento dependerá da quantidade de baterias fabricadas e ficará entre 8 bilhões e 13,2 bilhões de dólares (canadenses)", disse o primeiro-ministro Justin Trudeau em entrevista coletiva nesta sexta-feira (21).

Esta fábrica criará "3.000 empregos diretos e até 30.000 empregos indiretos", disse Trudeau, referindo-se ao anúncio como um "avanço histórico".

A Volkswagen anunciou em meados de março sua intenção de construir esta fábrica em Saint-Thomas, Ontario (centro-leste), tornando-se assim a primeira nova fabricante a se instalar no Canadá nos últimos 35 anos.

O início da construção está previsto para o próximo ano.

Esta fábrica terá uma área equivalente a mais de 378 campos de futebol americano, tornando-se a maior unidade fabril do país.

A abertura está prevista para 2027 e produzirá baterias “para até um milhão de veículos elétricos por ano”, segundo uma nota do gabinete do primeiro-ministro.

“A fábrica de Saint-Thomas será uma referência nacional na cadeia de fornecimento de veículos elétricos”, acrescentou Trudeau durante uma coletiva de imprensa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE