O ex-presidente peruano Alejandro Toledo, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, se entregou na manhã desta sexta-feira (21/4) às autoridades americanas para iniciar seu processo de extradição ao Peru, informaram as autoridades na Califórnia.
Toledo, de 77 anos, se apresentou às 9h15 locais (13h15 em Brasília) em um tribunal federal de San José e ficou à disposição do Serviço de Delegados dos Estados Unidos (US Marshals).
Alejandro Toledo cumpre prisão domiciliar em San Francisco e é requerido pela Justiça peruana sob as acusações de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito do caso Odebrecht.
Saiba Mais
O político nega as acusações e já tentou diversos recursos para bloquear a extradição, que o Peru vem buscando desde 2018, autorizado por Washington em fevereiro.
"Toledo será levado para uma prisão adequada, onde permanecerá até que ocorra a sua entrega às autoridades peruanas", afirmou o juiz Thomas Hixson, do distrito norte da Califórnia.
De acordo com a decisão do juiz, o advogado de Toledo "declarou que não solicitará mais adiamentos ao Nono Circuito, nem à Suprema Corte".
Saiba Mais
- Cidades DF Para celebrar 20 anos, Jornal Local, da TV Brasília, recebe ex-apresentadores
- Brasil Como surgiu mito de que o Brasil foi descoberto sem querer
- Mundo Quem questiona nossa soberania sobre Taiwan "brinca com fogo", diz ministro chinês
- Política Tebet diz que não haverá cortes na educação durante sua gestão no Planejamento
- Política Em Ouro Preto, Zema entrega medalhas da Inconfidência a Temer e Moro
- Mundo Brasil cobrará de Portugal ações para conter xenofobia e racismo contra brasileiros
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.