CHINA

Quem questiona nossa soberania sobre Taiwan "brinca com fogo", diz ministro chinês

A China considera Taiwan como parte de seu território e defende a retomada do controle da ilha no futuro

Agência Estado
postado em 21/04/2023 15:38
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, reafirmou em discurso nesta sexta-feira (21/4), que Taiwan "é parte inalienável do território da China". Segundo ele, o retorno da ilha ao país foi uma parte integral da ordem internacional no pós-Segunda Guerra e ela nunca será entregue. "Nós nunca desistiremos frente a qualquer um que deseje lançar movimentações contra a soberania e a segurança da China", ressaltou. "Qualquer um que brincar com fogo sobre o tema de Taiwan ateará fogo contra si mesmo."

As declarações foram dadas durante discurso no Fórum Lanting, nesta sexta-feira. O ministro também defendeu a "modernização no estilo da China". Ele disse que Pequim busca trabalhar junto com todos, a fim de "promover a modernização com suas próprias características e criar um melhor amanhã para o mundo".

A China considera Taiwan como parte de seu território e defende a retomada do controle da ilha no futuro, mesmo que seja necessário o uso de força. "A questão de Taiwan está no centro dos interesses fundamentais da China", disse seu principal diplomata.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE