O ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, reafirmou em discurso nesta sexta-feira (21/4), que Taiwan "é parte inalienável do território da China". Segundo ele, o retorno da ilha ao país foi uma parte integral da ordem internacional no pós-Segunda Guerra e ela nunca será entregue. "Nós nunca desistiremos frente a qualquer um que deseje lançar movimentações contra a soberania e a segurança da China", ressaltou. "Qualquer um que brincar com fogo sobre o tema de Taiwan ateará fogo contra si mesmo."
Saiba Mais
As declarações foram dadas durante discurso no Fórum Lanting, nesta sexta-feira. O ministro também defendeu a "modernização no estilo da China". Ele disse que Pequim busca trabalhar junto com todos, a fim de "promover a modernização com suas próprias características e criar um melhor amanhã para o mundo".
A China considera Taiwan como parte de seu território e defende a retomada do controle da ilha no futuro, mesmo que seja necessário o uso de força. "A questão de Taiwan está no centro dos interesses fundamentais da China", disse seu principal diplomata.
Saiba Mais
- Mundo De olho na Otan, Embraer produzirá aviões Super Tucano em Portugal
- Brasil MST diz que Fazenda deve aumentar orçamento da reforma agrária
- Diversão e Arte Felipe Neto, Shakira e mais famosos se recusam a pagar por selo no Twitter
- Cidades DF Para celebrar 20 anos, Jornal Local, da TV Brasília, recebe ex-apresentadores
- Brasil Como surgiu mito de que o Brasil foi descoberto sem querer
- Política Tebet diz que não haverá cortes na educação durante sua gestão no Planejamento
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.