O que dizem os textos confidenciais

Correio Braziliense
postado em 11/04/2023 06:00
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Treinamento militar

Um dos documentos resume os horários de treinamento de 12 brigadas de combate ucranianas e afirma que nove foram treinadas por tropas dos EUA e da Otan. O texto sustenta que elas precisam de 250 tanques e de 350 veículos de combate.

Saldo de mortes

Um gráfico estima em 71 mil o número de baixas ucranianas, e entre 16 mil e 17,5 mil entre as forças russas. Acredita-se que o texto tenha sido alterado. Especialistas apontam que um maior número de baixas russas seja mais plausível.

Consumo de munições

O vazamento detalha o nível de consumo de munições sob controle militar ucraniano, incluindo o sistema de foguetes HIMARS, de fabricação norte-americana. Os documentos mostram que o sistema de defesa aérea da Ucrânia pode entrar em colapso em breve.

Infiltração de inteligência

Os documentos revelam o grau de profundidade com que os EUA se infiltraram nos serviços de inteligência da Rússia.

Dinheiro por tanques

A Rússia estaria disposta a pagar bônus aos miliares que destruíssem tanques de guerra fornecidos pela Otan a Kiev. 

Ascensão do Grupo Wagner

O texto mostra que o Grupo Wagner, formada por mercenários, floresce em grande parte do mundo. A organização estaria trabalhando contra interesses dos EUA na África e se instalou no Haiti. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE