Os advogados do republicano Donald Trump expressaram confiança, neste domingo(2), de que um juiz rejeitará a acusação contra o ex-presidente dos Estados Unidos, e qualificaram o caso pelo qual o magnata está sendo investigado em Nova York como uma "perseguição política".
"Este caso nem sequer é juridicamente sólido. Na verdade, é uma piada. E não sobreviverá a uma contestação no tribunal", disse um dos advogados, Joe Tacopina, à ABC.
"Acho que um juiz imparcial provavelmente reconhecerá que há algo errado", acrescentou outro advogado do ex-presidente (2017-2021), James Trusty, à rede Fox.
"Acredito que a acusação será legalmente frágil e que haverá uma oportunidade para o juiz fazer a coisa certa", acrescentou.
Trump é o primeiro ex-presidente dos EUA a enfrentar acusações criminais
Donald Trump é acusado de pagar 130 mil dólares (423 mil reais em valores da época) à estrela pornô conhecida como Stormy Daniels em 2016 para manter silêncio sobre um relacionamento que eles supostamente tiveram, segundo uma queixa apresentada pela atriz. As acusações serão conhecidas na terça-feira.
É a primeira vez na história que um ex-presidente dos Estados Unidos senta no banco dos réus.
Os dois advogados estimaram neste domingo que Trump, que almeja um novo mandato depois de perder as eleições presidenciais de 2020, é vítima de "perseguição política".
"Se ele não fosse candidato à Presidência, não teria sido indiciado", disse Tacopina à CNN.
O líder republicano de 76 anos anunciou no sábado que falará sobre o assunto na próxima terça-feira às 20h15, horário local (21h15 no horário de Brasília), de sua residência em Mar-a-Lago, Flórida.
Ele deve comparecer no mesmo dia ao tribunal em Manhattan, Nova York, para ouvir as acusações contra ele.
Trump criticou a acusação que considera "falsa e vergonhosa" e anunciou na sexta-feira que havia arrecadado quatro milhões de dólares (cerca de 20,3 milhões de reais em valores atuais) em 24 horas para sua campanha presidencial, após sua acusação.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Testamento de Whindersson: saiba para onde vai a fortuna após morte do humorista
- Cidades DF Homem suspeito de ser o ‘tarado do carro preto’ é preso na Asa Sul
- Mundo Zelensky elogia a resistência da Ucrânia à Rússia um ano após massacre em Bucha
- Mundo Compositor japonês Ryuichi Sakamoto morre aos 71 anos
- Mundo 'The New York Times' perde selo de verificado no Twitter e diz que não pagará pela marca
- Mundo Quem é o blogueiro pró-Putin morto em explosão em São Petersburgo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.