A famosa "Fontana della Barcaccia" (barca, em italiano), localizada na Praça da Espanha, em Roma, foi tingida de preto por um grupo de ativistas climáticos contra o aquecimento global, um ato de protesto pelo aumento da temperatura global e o temido "fim do mundo".
Três ativistas da organização Last Generation derramaram um líquido à base de carvão na tradicional fonte do século XVII, esculpida pelo italiano Pietro Bernini.
A polícia interferiu imediatamente e deteve o grupo. As autoridades locais prometeram mão forte contra um gesto considerado "estúpido e prejudicial".
Saiba Mais
Em formato de barco, a fonte foi feita em memória à inundação do rio Tibre, em 1598. O Ministério da Cultura informou que a obra será limpa e os danos sofridos serão avaliados por especialistas.
Os ativistas manifestaram através de um comunicado que a tinta despejada na água da fonte é "um presságio do cenário que está por vir, o fim do mundo, devido às secas alternadas com enchentes devastadoras e ondas de calor que acabarão com a vida na Terra", alertaram.
Autora de outras manifestações em vários museus na Europa, a Last Generation pede para a Itália investir mais em energia renovável e redução nas emissões de carbono. Ativistas jogaram sopa, bolo, purê de batata e tinta removível em monumentos e obras de artes.
Saiba Mais
- Economia Carestia de remédios faz brasileiro deixar de seguir prescrição médica
- Mundo 'Ainda estou vivo', diz papa Francisco após sair do hospital
- Brasil 'Pais têm de enxergar sinais', diz mãe de jovem que atacou escola
- Política Governo define reposição de R$ 30 bi para reforçar caixa da saúde e educação
- Política Novo procurador assume investigação sobre plano do PCC para sequestrar Moro
- Política Reprovação de Lula se iguala à de Bolsonaro nos 3 primeiros meses de governo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.