Funcionários de áreas de administração presidencial da Rússia foram "aconselhados" a substituir celulares iPhones por outros aparelhos de outras marcas, de acordo com o jornal russo Kommersant.
No começo de março houve um seminário em que funcionários foram alertados que deveriam trocar os telefones até o começo de abril. "iPhone está acabado. Jogue fora ou dê para as crianças. Todo mundo vai ter que fazer isso em março", revelaram pessoas que estiveram no evento.
- Rússia elogia Brasil e vincula proposta de paz de Lula à 'situação no terreno'
- Rússia diz que reagirá de forma proporcional às "provocações" dos EUA
- Tribunal Penal Internacional emite ordem de prisão contra Putin
No seminário, ocorreu ainda uma discussão sobre a necessidade da medida, porém o vice-chefe do gabinete presidencial, Sergei Kiriyenko, precisou encerrar o debate. O prazo máximo estabelecido para a troca da tecnologia foi o dia 1º de abril.
A justificativa para a medida seria a manutenção da segurança e privacidade de dados. Na opinião dos russos, os iPhones são mais suscetíveis a hackers e espionagem.
O jornal apontou ainda que existe a possibilidade de que a administração presidencial irá comprar novos telefones seguros para a equipe a fim de facilitar o abandono da tecnologia dos Estados Unidos.