Luzes misteriosas que cortaram o céu da Califórnia e Oregon, nos Estados Unidos, nessa sexta-feira (19/3), viralizaram nas redes sociais.
Apesar do susto relatado por muitos usuários, o astrônomo do Centro de Astrofísica de Harvard, Jonathan McDowell, afirmou que as imagens apresentam lixo espacial queimando ao retornar para a atmosfera da Terra.
- Asteroide passará a cerca de metade da distância entre a Terra e a Lua
- Nasa descobre asteroide e alerta para risco de atingir a Terra em 2046
McDowell ainda afirmou que o lixo é o ICS-EF, usado para enviar dados do Módulo de Experiências Japonês através de um satélite.
O objeto foi lançado em 2009 e virou lixo espacial em 2020. Desde o início das atividades espaciais, cerca de 8.800 satélites desativados seguem no espaço.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.