O Centro pelas Liberdades Civis chegou a documentar a deportação de crianças por parte da Rússia?
Durante o curso da guerra, apesar da dificuldade em rastrear as atrocidades cometidas pela Rússia, sabíamos que a deportação ilegal de crianças ucranianas era um problema imenso. Isso é parte de uma política consciente, por parte da Rússia, para modificar a identidade da Ucrânia. Os investigadores do Tribunal Penal Internacional (TPI) apuraram como as crianças ucranianas foram colocadas em campos para educação, instalados pela Rússia. Isso é parte de uma política de genocídio: destruir a nação ucraniana.
De que modo essa decisão de Haia pode reforçar o isolamento de Putin?
Esse decisão terá impactos a longo e a curto prazo. A longo prazo, eu devo dizer que o regime totalitário (de Putin) entrará em colapso, e seus líderes, que têm sido vistos como intocáveis, serão levados ante a Corte. A curto prazo, o mandado de prisão é muito importante porque ainda há alguns líderes políticos no mundo que desejam fazer negócios com a Rússia, por causa de interesses comuns ou de laços com a corrupção. Agora, será mais difícil para eles fazerem transações comerciais com a Rússia, com um suspeito de crime de guerra.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.