A Coreia do Norte lançou dois mísseis de cruzeiro de um submarino neste domingo (12), anunciou a agência de notícias norte-coreana KCNA, poucas horas antes dos exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.
Os lançamentos foram feitos em direção ao mar na cidade costeira de Sinpo (leste da Coreia do Norte) na manhã deste domingo, segundo a KCNA.
O exército sul-coreano, citado pela agência Yonhap, confirmou por seu lado ter detectado um novo lançamento de míssil.
A Coreia do Norte alertou que tais exercícios militares poderiam ser vistos como uma "declaração de guerra".
- Coreia do Norte dispara mísseis após exercícios militares de Seul e EUA
- Jornal da Coreia do Norte diz que mulheres devem cumprir papel de mãe e esposa
A informação da KCNA indica que o lançamento "mostra a inabalável" determinação da Coreia do Norte em enfrentar uma situação em que as forças "do imperialismo americano e sua fantoche Coreia do Sul mostram cada vez mais claramente que são manobras" contra a República Popular Democrática da Coreia.
A KCNA indica que o exercício foi bem-sucedido e os mísseis atingiram seus alvos não especificados nas águas da costa leste da Península Coreana.
Segundo a KCNA, o lançamento permitiu "verificar a atual postura operacional dos meios de dissuasão nuclear em diferentes espaços".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.