Jornal Correio Braziliense

Dinamarca

Escultura símbolo da Dinamarca amanhece pintada com bandeira russa

A escultura foi vandalizada em inúmeras ocasiões e, em 1964, chegou a ser decapitada. Em 2003, sofreu uma explosão e, em 2020, foi marcada com a misteriosa expressão "racist fish" ("peixe racista").

A escultura da Pequena Sereia, que é um símbolo de Copenhague e da Dinamarca, foi vandalizada na quarta-feira (1/3) à noite e amanheceu com uma bandeira russa pintada em sua base.

A polícia dinamarquesa anunciou que abriu uma investigação, sem mencionar nenhuma pista sobre este ato que sugere apoio à Rússia no contexto da guerra na Ucrânia.

Sob um sol radiante, alguns turistas fotografaram a estátua nesta quinta-feira de manhã.

Desde 1913, a escultura de bronze da sereia sentada em uma rocha da baía da capital dinamarquesa representa a personagem de uma história de Hans Christian Andersen.

A escultura foi vandalizada em inúmeras ocasiões e, em 1964, chegou a ser decapitada. Em 2003, sofreu uma explosão e, em 2020, foi marcada com a misteriosa expressão "racist fish" ("peixe racista").

AFP - Uma mulher tira uma foto da escultura da Pequena Sereia, o emblema de Copenhague e da Dinamarca, em 2 de março de 2023, depois de ter sido vandalizada com a bandeira russa pintada na pedra em que ela se senta em Copenhague
AFP - Os visitantes tiram fotos da escultura da Pequena Sereia, o emblema de Copenhague e da Dinamarca em 2 de março de 2023 Copenhague, depois de ter sido vandalizada com a bandeira russa pintada na pedra em que ela se senta
AFP - Os visitantes chegam para dar uma olhada na escultura da Pequena Sereia, o emblema de Copenhague e da Dinamarca em 2 de março de 2023 Copenhague, depois de ter sido vandalizada com a bandeira russa pintada na pedra em que ela está sentada
AFP - A escultura da Pequena Sereia, emblema de Copenhague e da Dinamarca, é retratada em 2 de março de 2023 depois de ter sido vandalizada com a bandeira russa pintada na pedra em que ela se senta em Copenhague

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Tags