O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não está aberto para negociações de paz para terminar com a guerra na Ucrânia, afirmou nesta quinta-feira o chefe de Governo da Alemanha, Olaf Scholz.
"Putin está pronto para negociar a paz? Nada sugere isto no momento", afirmou Scholz em um discurso no Parlamento da Alemanha.
Além disso, o chanceler alemão afirmou que seu país e outros aliados iniciaram conversações com a Ucrânia sobre garantias futuras para uma paz duradoura.
"Estamos conversando com Kiev e outros sócios sobre garantias futuras para a Ucrânia. Os tipos de garantias incluem a presunção de que a Ucrânia se defenderá com sucesso nesta guerra", acrescentou Scholz aos parlamentares.
O chefe de Governo alemão também fez um apelo à China, acusada pelo governo dos Estados Unidos de querer enviar armas à Rússia.
"Minha mensagem para Pequim é clara: utilizem sua influência com Moscou exigir a retirada das tropas russas. E não entreguem armas ao agressor russo", advertiu Scholz.
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse a canal CBS na semana passada que a China estava "considerando fornecer apoio letal" a Moscou. O presidente americano, Joe Biden, afirmou alguns dias depois, no entanto, que não antecipa "uma iniciativa importante" por parte da China para fornecer armas à Rússia.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.