A Assembleia Nacional do Vietnã elegeu nesta quinta-feira Vo Van Thuong como presidente, o sucessor de Nguyen Xuan Phuc, que renunciou em meio a uma campanha de combate à corrupção.
A nomeação de Vo Van Thuong, 52 anos, ocorreu em meio à agitação política no Vietnã, onde o Partido Comunista vive um expurgo anticorrupção e lutas internas que provocaram a saída de vários ministros.
Thuong foi o único candidato ao cargo e recebeu os votos de 487 dos 488 deputados para um período que vai até 2026, segundo a imprensa estatal.
"É uma honra imensa e uma grande missão", afirmou o novo presidente, que se declarou "decidido a lutar contra a corrupção".
O Vietnã é governado sob o controle severo do Partido Comunista, que oficialmente é liderado pelo secretário-geral, o presidente e o primeiro-ministro.
Thuong é considerado um aliado do secretário-geral Nguyen Phu Trong, o homem mais poderoso no partido e idealizador da campanha anticorrupção.
A campanha provocou a detenção de dezenas de autoridades. Muitas denúncias estão relacionadas com a resposta do Vietnã à pandemia de covid-19.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.