Jornal Correio Braziliense

Nigéria

Candidato apoiado pelo governo vence eleição presidencial na Nigéria

Os aliados do presidente eleito comemoraram a vitória com gritos de jagaban (chefe) diante da sede da campanha

Sob protestos da oposição, Bola Tinubu, candidato do partido governista da Nigéria, foi proclamado, ontem, vencedor da eleição presidencial, com 8,8 milhões de votos. A disputa foi uma das mais acirradas do país africano. O segundo colocado, Atiku Abubakar, do Partido Democrático Popular (PDP), recebeu 6,9 milhões de votos. Peter Obi, do Partido Trabalhista (PL), ficou em terceiro, com a preferência de 6,1 milhões de eleitores. .

Tinubu, que vai substituir Muhammadu Buhari na Presidência, recebeu 25% dos votos em pelo menos 24 dos 36 estados nigerianos e em Abuja, a capital federal, uma exigência da lei eleitoral para ser declarado vencedor no primeiro turno. Mais de 87 milhões de pessoas estavam registradas para comparecer às urnas no sábado, mas o índice de participação não havia sido divulgado até a noite de ontem.

Os aliados do presidente eleito comemoraram a vitória com gritos de jagaban (chefe) diante da sede da campanha. "Peço a meus adversários que nos deixem formar uma equipe conjunta. É a única nação que temos. Temos que trabalhar na unidade", afirmou Tinubu. Almejando uma mudança na administração do país, os opositores formalizaram uma denúncia de fraude e pediram a anulação das eleições antes mesmo da divulgação dos resultados oficiais.

"Padrinho"

Aos 70 anos, o ex-governador de Lagos, no sudoeste do país, concretiza a ambição de sua vida. "É a minha vez", repetiu diversas vezes durante a campanha o político veterano, chamado de "o padrinho" por sua imensa influência. Em sua trajetória, colecionou inúmeras acusações de corrupção, que sempre negou e pelas quais nunca foi condenado.

Dez anos mais velho, Muhammadu Buhari deixa o poder depois de concluir o limite constitucional de dois mandatos, período em que, segundo os críticos, não cumpriu a promessa de aumentar a segurança do país.

Bola Tinubu, iorubá de confissão muçulmana, terá a difícil missão de erguer o país mais populoso da África (216 milhões de habitantes), abalado pela economia em declínio, a violência recorrente de grupos armados e o empobrecimento geral da população.

Considerado favorito durante muito tempo para as eleições, em particular graças à influência nacional de seu partido e a sua fortuna, a vantagem de Tinubu caiu durante a campanha. Ao mesmo tempo, a imagem de Peter Obi, cristão e ex-governador do estado de Anambra (sudeste), 61 anos, atraiu a juventude ávida por mudanças, cansada da elite envelhecida e com reputação de corrupta.

Além disso, a escassez de dinheiro e combustível várias semanas antes da votação aumentou a ira dos nigerianos contra o governo, que apresenta um balanço desastroso devido ao aumento da violência e do custo de vida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.