Política Internacional

Rússia proíbe uso de iPhone pelos funcionários do gabinete presidencial

Funcionários foram alertados que devem fazer a troca dos celulares até o dia 1º de abril

Correio Braziliense
postado em 23/03/2023 11:31
 (crédito: Sebastian Bednarek/Unsplash)
(crédito: Sebastian Bednarek/Unsplash)

Funcionários de áreas de administração presidencial da Rússia foram "aconselhados" a substituir celulares iPhones por outros aparelhos de outras marcas, de acordo com o jornal russo Kommersant.

No começo de março houve um seminário em que funcionários foram alertados que deveriam trocar os telefones até o começo de abril. "iPhone está acabado. Jogue fora ou dê para as crianças. Todo mundo vai ter que fazer isso em março", revelaram pessoas que estiveram no evento.

No seminário, ocorreu ainda uma discussão sobre a necessidade da medida, porém o vice-chefe do gabinete presidencial, Sergei Kiriyenko, precisou encerrar o debate. O prazo máximo estabelecido para a troca da tecnologia foi o dia 1º de abril.

A justificativa para a medida seria a manutenção da segurança e privacidade de dados. Na opinião dos russos, os iPhones são mais suscetíveis a hackers e espionagem.

O jornal apontou ainda que existe a possibilidade de que a administração presidencial irá comprar novos telefones seguros para a equipe a fim de facilitar o abandono da tecnologia dos Estados Unidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE