Duas perguntas para...

Oleksandra Matviichuk, chefe da organização não governamental ucraniana Centro pelas  Liberdades Civis (CCL), uma das ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz em 2022

Correio Braziliense
postado em 18/03/2023 06:00

O Centro pelas Liberdades Civis chegou a documentar a deportação de crianças por parte da Rússia?

Durante o curso da guerra, apesar da dificuldade em rastrear as atrocidades cometidas pela Rússia, sabíamos que a deportação ilegal de crianças ucranianas era um problema imenso. Isso é parte de uma política consciente, por parte da Rússia, para modificar a identidade da Ucrânia. Os investigadores do Tribunal Penal Internacional (TPI) apuraram como as crianças ucranianas foram colocadas em campos para educação, instalados pela Rússia. Isso é parte de uma política de genocídio: destruir a nação ucraniana. 

De que modo essa decisão de Haia pode reforçar o isolamento de Putin?

Esse decisão terá impactos a longo e a curto prazo. A longo prazo, eu devo dizer que o regime totalitário (de Putin) entrará em colapso, e seus líderes, que têm sido vistos como intocáveis, serão levados ante a Corte. A curto prazo, o mandado de prisão é muito importante porque ainda há alguns líderes políticos no mundo que desejam fazer negócios com a Rússia, por causa de interesses comuns ou de laços com a corrupção. Agora, será mais difícil para eles fazerem transações comerciais com a Rússia, com um suspeito de crime de guerra. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE