Biólogos marinhos da África do Sul relataram que duas baleias orcas mataram 17 tubarões em um único dia. Esses animais aquáticos comeram apenas os fígados dos peixes. Essa dupla de baleias é monitorada pelos pesquisadores desde 2015, quando vários tubarão-de-sete-guelras foram encontrados mortos.
- Mães orcas se sacrificam pelos filhos a vida toda, revelam cientistas
- Estudo mostra aumento de ataques de orcas a baleias-jubarte no Pacífico
As baleias orcas, machos e adultas, são chamadas de Port e Starboard. Os nomes vêm do formato das raras barbatanas dorsais. Segundo o Marine Dynamics Conservation Trust, os tubarões apareceram na costa por causa das tempestades recentes. Os corpos dos temidos peixes foram encontrados no dia 24 de fevereiro.
At least 17 sevengill #sharks have been killed by infamous #killerwhale pair Port & Starboard this week in South Africa. Only the livers were eaten with the leftover carcasses washing ashore [1/3] ???? @MarineDynamics Christine Wessels pic.twitter.com/PQVk1KI9mF
— Dr. Alison Kock (@UrbanEdgeSharks) February 24, 2023
Uma das explicações para o fato das baleias comerem somente os fígados é que esses órgãos representam até um terço do peso corporal de um tubarão, além de serem ricos em gordura e nutrientes. As orcas costumam ser chamadas de "baleias assassinas". A alcunha surgiu no século XVIII e se popularizou com o filme Orca - a baleia assassina, de 1977.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Mundo Trump: o que as estrelas da Fox News nos EUA realmente pensavam sobre o ex-presidente
- Mundo O que se sabe sobre ataque a tiros em igreja na Alemanha que deixou mortos
- Mundo Xi Jinping obtém terceiro mandato como presidente da China
- Diversão e Arte BBB 23: MC Guimê e Ricardo "Alface" vencem prova da liderança
- Brasil Duas crianças morrem em colisão de trem com ônibus escolar da Apae no Paraná
- Brasil 'Pedia socorro desesperada', diz testemunha sobre idosa que teve carro submerso
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.