ÁFRICA DO SUL

Em um único dia, duas baleias orcas mataram e comeram os fígados de 17 tubarões

Os fígados de tubarões são grandes, cheios de gordura e nutrientes. Essa dupla de baleias é monitorada pelos pesquisadores desde 2015

Correio Braziliense
postado em 10/03/2023 11:10
 (crédito: Reprodução/Twitter/@UrbanEdgeSharks)
(crédito: Reprodução/Twitter/@UrbanEdgeSharks)

Biólogos marinhos da África do Sul relataram que duas baleias orcas mataram 17 tubarões em um único dia. Esses animais aquáticos comeram apenas os fígados dos peixes. Essa dupla de baleias é monitorada pelos pesquisadores desde 2015, quando vários tubarão-de-sete-guelras foram encontrados mortos.

Os corpos dos tubarões foram encontrados na praia após as baleias comerem apenas os fígados
Os corpos dos tubarões foram encontrados na praia após as baleias comerem apenas os fígados (foto: Reprodução/Twitter/@UrbanEdgeSharks)

As baleias orcas, machos e adultas, são chamadas de Port e Starboard. Os nomes vêm do formato das raras barbatanas dorsais. Segundo o Marine Dynamics Conservation Trust, os tubarões apareceram na costa por causa das tempestades recentes. Os corpos dos temidos peixes foram encontrados no dia 24 de fevereiro.

Uma das explicações para o fato das baleias comerem somente os fígados é que esses órgãos representam até um terço do peso corporal de um tubarão, além de serem ricos em gordura e nutrientes. As orcas costumam ser chamadas de "baleias assassinas". A alcunha surgiu no século XVIII e se popularizou com o filme Orca - a baleia assassina, de 1977.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE