Japão

Chanceler japonês compara aliança Quad aos Beatles

"É mais ou menos como uma banda, como os Beatles. Os integrantes são fixos e tocam juntos (há mais de) 10 anos", disse Yoshimasa Hayashi

Agência France-Presse
postado em 03/03/2023 10:19
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

O ministro das Relações Exteriores do Japão comparou a aliança Quad, que reúne Estados Unidos, Índia, Austrália e Japão, aos Beatles, em uma reunião com seus colegas na Índia, nesta sexta-feira (3).

"É mais ou menos como uma banda, como os Beatles. Os integrantes são fixos e tocam juntos (há mais de) 10 anos", disse Yoshimasa Hayashi em resposta a uma pergunta durante o chamado Diálogo Raisina, fórum organizado em Nova Délhi. "Mas é mais um tipo de grupo solto, mesmo dentro dos Beatles, Paul McCartney pôde lançar um disco solo", acrescentou o ministro japonês.

A aliança Quad foi apresentada pelo falecido primeiro-ministro japonês Shinzo Abe como uma aliança de democracias. A China considera o grupo uma ferramenta para conter sua influência. Seus membros negam, contudo, qualquer intenção hostil e enfatizam que não se trata de uma aliança militar, mas de cooperação em áreas como produção de vacinas e coordenação de ajuda em caso de catástrofe.

Amante da música, Hayashi é um pianista talentoso que impressionou seus colegas do G7 com uma interpretação improvisada de "Imagine", de John Lennon, quando eles se reuniram em 2021 em Liverpool, cidade natal da banda britânica.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, guitarrista e autor de canções clássicas inspiradas no rock, fez comentários parecidos com os de Hayashi, embora menos musicais. "Nós realmente vemos (nossa aliança) como uma geometria variável", disse ele.

"Há diferentes grupos de países: algumas alianças informais, outras associações mais flexíveis, alguns trabalham juntos de forma bilateral, outros, em agrupamentos um pouco maiores", comentou. "A ideia é garantir que estamos preparados para enfrentar qualquer desafio", completou Blinken.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE