Quatro astronautas da missão SpaceX Dragon Crew-6 entraram na Estação Espacial Internacional (ISS) nesta sexta-feira, de acordo com uma transmissão ao vivo da Nasa. A nave SpaceX Dragon Endeavour chegou à estação orbital às 6H40 GMT (3H40 de Brasília), informou a agência espacial americana em um comunicado.
A tripulação - integrada pelos americanos Stephen Bowen e Warren Hoburg, o russo Andrei Fediayev e Sultan Al Neyadi, dos Emirados Árabes Unidos - entrou na ISS duas horas depois. A Crew-6 substituirá os quatro membros da Crew-5 (dois americanos, um russo e um japonês), que chegaram à ISS em outubro de 2022 e retornarão à Terra em sua própria nave SpaceX.
Eles foram responsáveis por seis meses de experimentos científicos e pela manutenção da estação, tripulada há mais de 22 anos. Sultan Al Neyadi, de 41 anos, é o quarto astronauta de um país árabe na história e o primeiro de sua nação a passar seis meses no espaço.
Fediayev é o segundo russo a viajar até a ISS em uma nave da SpaceX, embora astronautas americanos utilizem com frequência naves russas Soyuz. A ISS é um dos últimos campos de cooperação entre Rússia e Estados Unidos.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Saiba Mais
- Mundo Grécia enfrenta greve e protestos após acidente de trem que deixou 57 mortos
- Mundo Chefes da diplomacia dos EUA e Rússia se encontram na Índia
- Mundo Drag queens tornam-se os novos alvos dos conservadores dos EUA
- Mundo Comitê da Câmara dos EUA abre investigação contra George Santos
- Mundo Após acidente, gregos protestam em busca de segurança no setor ferroviário
- Mundo Tribunal de Belarus condena vencedor do Nobel da Paz a 10 anos de prisão
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.