A Alemanha contava, no fim de 2022, com pouco mais de um milhão de veículos totalmente elétricos em circulação, após uma aceleração no ano passado, graças às ajudas estatais para sua compra.
O número de carros elétricos nas ruas "superou a marca de um milhão, com 1.013.009 unidades" no final de dezembro, de acordo com um comunicado da Agência Federal do Automóvel (KBA, na sigla em alemão).
A progressão da frota foi de 63,8% em um ano, apoiada por um bônus de compra muito generoso, que foi revisado para baixo em janeiro. Nos modelos híbridos recarregáveis, a frota chegou a 864.712 carros, o que representa um crescimento de 52,8% em um ano.
Saiba Mais
- Mundo Jogo é interrompido por "chuva de ursinhos" para vítimas de terremoto
- Mundo Número de mortes em colisão de trens na Grécia sobe para 42
- Mundo Coreia do Norte deve cumprir metas de produção de cereais 'sem falhas'
- Mundo Congresso do Equador recomenda julgamento político do presidente
- Mundo Vietnã designa presidente em plena ofensiva contra corrupção
- Mundo Bombardeio russo no sudeste da Ucrânia deixa três mortos
O número total de automóveis se manteve praticamente estável (+0,2%), com 48,8 milhões de unidades, enquanto os veículos em circulação com motores a diesel diminuíram quase 3%, e os a gasolina, em mais de 1%.
O governo de coalizão em torno do chanceler social-democrata Olaf Scholz estabeleceu a meta de ter 15 milhões de carros elétricos nas estradas alemãs até 2030. Alguns especialistas, como Ferdinand Dudenhoffer, diretor do Centro de Pesquisa Automotiva de Duisburg, duvidam de que esse objetivo seja alcançado.
Em particular, será preciso reforçar a disponibilidade de estações de carregamento, mas já parece que a capacidade das redes de distribuição de alimentar simultaneamente um grande número de carros elétricos e outros consumidores de eletricidade, nos horários de pico, pode ser um problema de longo prazo.
Segundo a imprensa alemã, está sendo debatida uma lei para racionar o abastecimento de estações de recarga, em caso de necessidade.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Saiba Mais
- Mundo Chanceler alemão diz que Putin não está pronto para negociações de paz
- Mundo Escultura símbolo da Dinamarca amanhece pintada com bandeira russa
- Mundo Emissões de CO2 atingiram recorde em 2022, mas abaixo do esperado
- Mundo Oito coletores de trufas morrem na Síria em explosão de mina
- Mundo Homem entra para o Guinness após visitar a Disney todos os dias por 8 anos
- Mundo UE destina mais de R$ 4,4 bi para proteção dos oceanos em 2023
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.