Jornal Correio Braziliense

TURQUIA

Cão farejador que salvou vítimas de terremoto morre durante resgate

O animal chegou a ser resgatado com vida e atendido por veterinários locais após ser atingido por escombros na Turquia, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos

O cão farejador Proteo, da raça pastor alemão, morreu após ser atingido por escombros enquanto tentava encontrar sobreviventes do terremoto na Turquia. O acidente ocorreu no domingo (12/2). O cachorro era um dos dez animais das Forças Armadas do México que foram enviados à região assolada pelos fortes tremores. O cão conseguiu salvar duas pessoas durante as operações de resgate.

O animal chegou a ser resgatado com vida e atendido por veterinários locais após ser atingido por escombros, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos. Segundo o jornal turco Daily Sabah, Proteo recebeu esse nome inspirado no filho do deus Poseidon. Na mitologia grega, Proteu conseguia prever o futuro.

O Ministério da Defesa do México prestou homenagem ao cão farejador. "Lamentamos profundamente a perda do nosso grande companheiro. Obrigado, Proteo, pelo seu trabalho heroico, você cumpriu a missão", disse a pasta no Twitter.

O balanço do terremoto de magnitude 7,8 que abalou a Turquia e a Síria há uma semana superou mais de 35.000 mortes na última segunda-feira (13/2). Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 7 milhões de crianças foram afetadas pelos tremores na Turquia e Síria.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!