Três autoridades dos Estados Unidos afirmaram ao canal de TV norte-americano ABC News que outro objeto de grande altitude foi abatido no país durante a tarde deste domingo (12/2). Segundo um dos oficiais, o objeto foi derrubado por uma aeronave militar dos Estados Unidos, enquanto sobrevoava a região do Lago Huron, na fronteira com o Canadá.
Outro oficial do governo afirmou que o presidente Joe Biden pediu que o objeto, detectado no radar sobre Montana, no sábado (11/2), fosse abatido "com muita cautela e por recomendação dos líderes militares."
Ainda de acordo com a ABC, o OVNI tinha estrutura octogonal, não tripulado e viajava a cerca de 20 mil pés. O objeto também não é comparável com o suposto balão de espionagem chinês descoberto no fim de janeiro.
"À luz do balão da República Popular da China que derrubamos no último sábado, examinamos mais de perto nosso espaço aéreo nessas altitudes, inclusive aprimorando nosso radar, o que pode explicar, pelo menos em parte, o aumento de objetos que detectamos ao longo na semana passada", explicou Melissa Dalton, secretária adjunta de defesa para Defesa Interna e Assuntos Hemisféricos, durante coletiva de imprensa do Pentágono na noite deste domingo.
- EUA derrubam terceiro OVNI em três dias; objeto sobrevoava Michigan
- China detecta OVNI que sobrevoa porto no leste do país e emite alerta
- O que se sabe sobre o OVNI abatido pelos EUA enquanto sobrevoava o Alasca
Como eles "não foram capazes de avaliar definitivamente o que são esses objetos recentes, o presidente quis agir com muita cautela para proteger nossa segurança e nossos interesses", continuou ela. "Vamos permanecer vigilantes."
A deputada Elissa Slotkin, disse nas redes sociais que o OVNI "foi derrubado por pilotos da Força Aérea dos EUA e da Guarda Nacional. Grande trabalho de todos que realizaram esta missão tanto no ar quanto no quartel-general. Estamos todos interessados em saber exatamente o que era esse objeto e [seu] propósito."
Balões da China
Em entrevista exclusiva à ABC News, divulgada neste domingo (12/2), o democrata, líder da maioria no Senado americano, Chuck Schumer, disse que foi informado pelo conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, que os oficiais de inteligência acreditam que o objeto que sobrevoou o Canadá, neste sábado (11/2), era um balão.
Schumer acredita que o objeto faz parte de um suposto programa de vigilância, até então desconhecido, dos chineses. "As embarcações sobre o Alasca e o Canadá eram 'muito menores' do que o balão anterior e representavam uma ameaça diferente porque voavam a uma altitude semelhante à dos aviões comerciais", disse.
Na primeira semana de fevereiro foi identificado um balão que sobrevoava os Estados Unidos. A principal teoria acerca do objeto é de que seja uma espécie de "espião", enviado pela China.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!