Jornal Correio Braziliense

Espaço aéreo

EUA abatem objeto não identificado que sobrevoava o Alasca

O presidente americano Joe Biden mandou que o objeto fosse destruído. Como o artefato caiu em território americano, a ideia é estudá-lo

Washington, EUA - Os EUA abateram um objeto não identificado que sobrevoava o Alasca, a uma altura estimada de 12 mil metros, na tarde de sexta-feira (10/2). O presidente Joe Biden ordenou a destruição do artefato por medidas de segurança, já que um grande balão chinês foi derrubado semana passada em território norte-americano. Biden teria considerado o objeto "uma ameaça razoável" para a aviação."

"O presidente ordenou às forças militares que derrubassem o objeto", afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby. Segundo Kirby, o objeto era "do tamanho de um carro pequeno". Um F-22 Raptor derrubou o objeto com um míssil AIM-9X. O objeto caiu perto da fronteira com o Canadá, do lado dos EUA.


"Esperamos recuperar os restos, uma vez que caíram não só em nosso espaço territorial, mas também no que acreditamos ser água congelada. Não sabemos a quem pertence, se a um Estado ou a uma empresa. Não entendemos o propósito", concluiu o porta-voz.

Com informações da agência France-Presse

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!


Notícias gratuitas no celular


O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:





Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.