Jornal Correio Braziliense

ESTADOS UNIDOS

EUA dizem que 'balões de vigilância' chineses operaram nos cinco continentes

A China afirma que se tratou de um balão meteorológico errante sem objetivo militar, mas Washington o classificou como uma operação de espionagem

A Casa Branca informou nesta quarta-feira (8/2) que a China operou em vários países uma frota de balões supostamente de espionagem semelhantes ao que os Estados Unidos derrubaram na semana passada em seu território.

"Estes balões são parte de uma frota de balões desenvolvidos para operações de vigilância", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, a bordo do avião presidencial Air Force One. "Em anos anteriores, balões chineses foram vistos em vários países dos cinco continentes", acrescentou. "Estivemos em contato com aliados e parceiros sobre este assunto."

A China afirma que se tratou de um balão meteorológico errante sem objetivo militar, mas Washington o classificou como uma operação de espionagem de alta tecnologia.

No sábado, depois de cruzar o centro dos Estados Unidos e passar por várias instalações militares secretas, o balão se dirigiu para a costa leste, onde um avião de combate o derrubou.

Segundo funcionários americanos, foram tomadas medidas para evitar que os instrumentos do balão colhessem informações confidenciais.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!