Ataques

"Hackers" provocam alertas de ataques aéreos ao longo da Rússia

Os alertas são comuns na Ucrânia, cenário de ataques com drones e mísseis, mas na Rússia estão limitados às regiões fronteiriças com o conflito

Agência France-Presse
postado em 28/02/2023 09:34
 (crédito: DIMITAR DILKOFF / AFP)
(crédito: DIMITAR DILKOFF / AFP)

Autoridades russas afirmaram nesta terça-feira (28) que várias emissoras regionais de rádio e televisão que transmitiram recentemente alertas de ataque aéreo foram vítimas de "hackers".

Os alertas são comuns na Ucrânia, cenário de ataques com drones e mísseis, mas na Rússia estão limitados às regiões fronteiriças com o conflito.

"Como resultado de um ataque aos servidores de emissoras de rádio e canais de televisão em algumas regiões do país, foi transmitida uma informação sobre o anúncio de um alerta de ataque aéreo", afirma um comunicado do ministério russo de Emergências.

"Esta informação é falsa e não corresponde à realidade", acrescenta a nota. A imprensa russa informou que alertas foram transmitidos nas regiões de Belgorod e Voronezh, na fronteira com a Ucrânia, assim como nas proximidades de Moscou e São Petersburgo e na península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

O ministério de Emergências afirmou que um ataque cibernético similar provocou alertas na semana passada em toda a Rússia. Os hackers atacaram apenas estações privadas de rádio e televisão. Várias regiões de fronteira da Rússia com a Ucrânia já foram atacadas, o que Moscou atribui a Kiev.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE