Por trás de uma vitrine escura de uma pequena loja no centro de Tel Aviv, um robô se move entre as prateleiras pegando caixas de cápsulas de café e colocando-as em sacolas.
Com pequenos armazéns espalhados pelos centros das cidades, a empresa israelense 1MRobotics quer otimizar as compras online através de várias lojas totalmente automatizadas.
"Os clientes querem receber seus produtos o mais rápido possível", diz Eyal Yair, cofundador da companhia.
“Se antes você queria receber seu pedido em dois dias, depois em um dia e depois em duas horas, agora você quer em 10 minutos”, explicou.
Um cliente da empresa que queria cápsulas de café fez o pedido online e foi retirá-lo diretamente no armazém, através de uma vitrine. Não existe processo humano, tudo foi feito por máquinas.
Embora já existam robôs em alguns supermercados ao redor do mundo, o conceito de pequenos armazéns robóticos no centro da cidade é único, diz Yair.
Saiba Mais
- Mundo ‘Quem mata bebê a tiros?’: o brutal assassinato de família que chocou a Califórnia
- Mundo Após 9 dias, mulher de 77 anos é resgatada entre escombros na Turquia
- Mundo Jogador resgatado em caverna tailandesa morre no Reino Unido, diz jornal
- Mundo Filme pornô é gravado em estádio do Nice durante o Campeonato Francês
- Mundo Governo dos EUA fecha acordo com Musk sobre carregadores de carros elétricos
- Mundo Vídeo: enfermeiras se arriscam no terremoto da Turquia para salvar crianças
Visto que as compras online aumentaram em 10 vezes durante a pandemia, muitas empresas ainda enfrentam problemas para responder a esta alta demanda. A solução pode vir destes "pequenos armazéns próximos aos clientes", que, no entanto, devem ser "automatizados", diz o empresário.
Estes robôs são montados no sul de Tel Aviv por um grupo de jovens, muitos dos quais passaram pelo exército antes de ingressar nestas unidades tecnológicas.
Graças à inteligência artificial, essas máquinas conseguem pegar e embalar frutas e verduras, inclusive produtos congelados, a partir de uma técnica que impede seu congelamento.
Para o empresário, a era dos supermercados está chegando ao fim. "Uma vez que você tem um serviço em que pode solicitar 10 itens várias vezes ao dia e recebê-los em 10 minutos, não há motivo para fazer compras uma vez por semana para o resto da semana", completa.
A empresa de Yair planeja se estabelecer no Brasil, Alemanha e na África do Sul, onde estes robôs vão trabalhar em mercearias e lojas de telefonia.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Saiba Mais
- Mundo A estudante russa presa por post no Instagram contra guerra na Ucrânia
- Mundo As vantagens e obstáculos que Nikki Haley terá ao desafiar Trump pela candidatura republicana nos EUA
- Mundo Casal entra no Guinness com beijo de mais de 4 minutos debaixo d’água; veja
- Mundo Jihadista egípcio Saif al-Adl é o novo chefe da Al Qaeda, segundo Washington
- Mundo Acidente com ônibus que transportava migrantes deixa 39 mortos no Panamá
- Mundo Adolescente é resgatada dos escombros na Turquia 11 dias após o terremoto
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.