O jihadista Saif al-Adl, ex-membro das forças especiais egípcias e atualmente no Irã, é o novo chefe da Al Qaeda desde a morte de Ayman al-Zawahiri em 2022, informou o Departamento de Estado americano nesta quarta-feira (15).
"Nossa avaliação é a mesma da ONU - ou seja, que o novo líder de fato da Al Qaeda é Saif al-Adl, baseado no Irã", disse um porta-voz da diplomacia dos Estados Unidos, referindo-se a um relatório das Nações Unidas publicando na terça-feira.
O relatório indica que a visão predominante entre os Estados-membros é que Saif al-Adl é "atualmente o líder de fato da Al Qaeda, representando a continuidade por enquanto".
- "Esse líder terrorista não existe mais", diz Biden sobre morte de Al-Zawahiri
- EUA identificam afiliados da Al Qaeda no Brasil e emitem sanções financeiras
- Qual a extensão do Estado Islâmico e Al Qaeda no Afeganistão — e qual sua relação com Talibã
Mas, de acordo com o texto, o grupo não o declarou formalmente "emir" por dois motivos: primeiro, porque é um assunto delicado para as autoridades talibãs no Afeganistão, que não reconhecem que Zawahiri foi morto pelos americanos em um ataque contra uma casa em Cabul no ano passado.
E em segundo lugar, porque Saif al-Adl está no Irã, um país de maioria xiita, enquanto a Al Qaeda é um grupo sunita. "O local onde ele está baseado suscita dúvidas que pesam sobre as ambições da Al Qaeda com vista a afirmar a sua liderança de um movimento mundial, face aos desafios do EI (Estado Islâmico)", grupo rival, segundo o relatório da ONU.
Saif al-Adl, agora na casa dos 60 anos, foi ex-tenente-coronel das forças especiais egípcias e é uma figura da velha guarda da Al Qaeda. Ele ajudou a construir as capacidades operacionais do grupo e treinou alguns dos sequestradores que participaram dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, de acordo com o Projeto Contra o Extremismo.
O novo líder da Al Qaeda está no Irã desde 2002 ou 2003 e, apesar de ter vivido sob residência vigiada no início, pôde fazer viagens ao Paquistão, segundo Ali Soufan, ex-investigador do FBI.
"Saif é um dos soldados profissionais mais experientes do movimento jihadista global e carrega as marcas do combate em seu corpo", escreveu o especialista no CTC Journal em 2021.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Saiba Mais
- Mundo O que são as 'luzes misteriosas' vistas no céu da Europa?
- Mundo Colombianos protestam contra reformas do presidente Gustavo Petro
- Mundo O que aconteceu com os meninos resgatados de caverna na Tailândia?
- Mundo A estudante russa presa por post no Instagram contra guerra na Ucrânia
- Mundo As vantagens e obstáculos que Nikki Haley terá ao desafiar Trump pela candidatura republicana nos EUA
- Mundo Casal entra no Guinness com beijo de mais de 4 minutos debaixo d’água; veja
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.