postado em 03/02/2023 11:19 / atualizado em 03/02/2023 11:49
(crédito: Frederick FLORIN / AFP)
Paris, França- O estilista espanhol Paco Rabanne, que promoveu o uso do metal na moda e fundou uma das mais famosas linhas de perfumes do mundo, morreu nesta sexta-feira (3/1) aos 88 anos, informou o grupo matriz de sua marca Puig.
"Paco Rabanne fez da transgressão algo magnético. Quem, senão ele, poderia convencer a mulher parisiense a exigir vestidos feitos de plástico e metal?", explicou o Puig em seu comunicado.
"Seu espírito rebelde, radical, proporcionou um nome à parte. Há apenas um Rabanne. Sua morte nos recorda novamente de sua enorme influência no design contemporâneo, um espírito que vive na marca que leva o seu nome", declarou José Manuel Albesa, presidente da divisão de produtos de beleza e perfumaria da Puig.
O grupo iniciou uma colaboração com o estilista em 1968, com um primeiro perfume, Calandre, que fez grande sucesso.
Foi o início de um novo sucesso para Rabanne, que havia provocado grande sensação 20 anos antes com seus vestidos feitos de chapas de metal ou totalmente de plástico.
"Sua visão era ousada e provocadora", destaca o comunicado do grupo Puig, que comprou 100% da marca Paco Rabanne em 1986.
Nesta foto de arquivo tirada em 30 de novembro de 1991 (da esquerda), o escultor francês Cesar, a atriz francesa Catherine Deneuve e o estilista espanhol Paco Rabanne participam de um evento de gala da AIDS em Paris em 1º de dezembro de 1991. - O estilista espanhol Paco Rabanne, conhecido por seus designs de roupas excêntricos e por fundar uma das marcas de fragrâncias mais conhecidas do mundo, morreu na sexta-feira aos 88 anos.
AFP
Nesta foto de arquivo tirada em 20 de janeiro de 1999, o estilista espanhol Paco Rabanne (C) ajusta um vestido antes de sua coleção de alta costura primavera/verão 1999 em Paris. - O estilista espanhol Paco Rabanne, conhecido por seus designs excêntricos de roupas e por ter fundado uma das marcas de fragrâncias mais conhecidas do mundo, morreu na sexta-feira aos 88 anos. A morte de Rabanne foi confirmada à AFP pela empresa-mãe de sua marca, que disse que "marcou gerações com sua visão radical da moda e seu legado viverá".
AFP
Nesta foto de arquivo tirada em 11 de junho de 2007, o estilista espanhol Paco Rabanne (L) posa com a estilista ucraniana Veronika Jeanvie após uma coletiva de imprensa em Kiev. - O estilista espanhol Paco Rabanne, conhecido por seus designs excêntricos de roupas e por ter fundado uma das marcas de aderentes mais conhecidas do mundo, morreu na sexta-feira aos 88 anos. A morte de Rabanne foi confirmada à AFP pela empresa-mãe de sua marca, que disse que "marcou gerações com sua visão radical da moda e seu legado viverá".
AFP
(Nesta foto de arquivo tirada em 4 de novembro de 1969, o estilista espanhol Paco Rabanne experimenta uma criação com talheres na atriz francesa Corinne Marchand durante a exposição Economia doméstica (ou ciência doméstica) no shopping de Saint-Laurent-du-Var . - O estilista espanhol Paco Rabanne, conhecido por seus designs de roupas excêntricos e por fundar uma das marcas de fragrâncias mais conhecidas do mundo, morreu na sexta-feira aos 88 anos.
AFP
(Nesta foto de arquivo tirada em 16 de janeiro de 1970, o estilista espanhol Paco Rabanne trabalhando em um vestido para sua coleção Primavera-Verão em Paris. - O estilista espanhol Paco Rabanne, conhecido por seus designs de roupas excêntricos e por fundar uma das marcas de fragrâncias mais conhecidas do mundo, morreu na sexta-feira aos 88 anos.
AFP
Nesta foto de arquivo tirada em 20 de março de 1968, o estilista espanhol Paco Rabanne ajuda uma modelo enquanto ela usa um cachecol de cabra mongol, em sua loja em Paris. - O estilista espanhol Paco Rabanne, conhecido por seus designs de roupas excêntricos e por fundar uma das marcas de fragrâncias mais conhecidas do mundo, morreu na sexta-feira aos 88 anos.
AFP
Esta foto de arquivo tirada em 9 de novembro de 2001 mostra o estilista francês Pierre Cardin (E), Sonia Rykiel (2R), Paco Rabanne (R) cercando o designer francês e fundador de Hermes Jean-Paul Gaultier (2L) como Pierre Cardin apenas deu-lhe a Legião de Honra durante uma cerimônia no restaurante Maxim's em Paris.
AFP / JEAN-LOUP GAUTREAU
Esta foto de arquivo tirada em 09 de novembro de 2001 mostra o estilista Pierre Cardin (E), Paco Rabanne (R), Sonia Rykiel (2-D) e Jean-Louis Dumas (2-E) presidente do grupo Hermes chegando com o criador e fundador da casa de moda, Jean-Paul Gauthier, que acaba de conceder a legião de honra durante uma cerimónia no restaurante le Maxim's em Paris.
/ AFP / JEAN-LOUP GAUTREAU
AFP / JEAN-LOUP GAUTREAU
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação