O músico Taylor Hanson, vocalista das bandas norte-americanas Hanson e Tinted Windows, convocou nada menos do que 16 mil pessoas, artistas ou não, a participar da gravação de uma música em apoio às mulheres iranianas e contra o regime autoritário do Irã. A repressão no país resultou na morte da jovem Mahsa Amini, 22 anos, acusada de violar o código de vestimenta. Depois, a onda de protestos no Irã deixou, pelo menos, outras quatro mortes e 14 mil prisões.
A iniciativa do músico é intitulada The Voices Projetc (Projeto Vozes, em livre tradução) e remete à famigerada We Are the World, de Michael Jackson e Lionel Richie. Mas a referência não é uma coincidência, já que Tay alugou o mesmo estúdio de gravação da música e do clipe, marcos históricos na indústria fonográfica mundial - lançada em junho de 1985, a canção reuniu os 45 maiores cantores norte-americanos no projeto USA for Africa, para arrecadar fundos ao combate a fome e ao HIV, no continente africano.
- Casal é condenado a 10 anos de prisão por dançar em público no Irã
- Protestos no Irã: guia básico para entender as manifestações
- Irã: Regime enforca em público um jovem que participou de protestos
Agora, a música do projeto encabeçado por Taylor (que esteve recentemente com os irmãos em turnê mundial e passou pelo Brasil - com direito a show em Brasília), é a Baraye – Para Mulheres, Vida, Liberdade, do artista iraniano Shervin Hajipour. A canção concorre ao Grammy na categoria especial de melhor música para mudança social. Segundo o portal da Variety, a gravação ocorrerá neste sábado (4/2).
"The Voices é um projeto de gravação histórico para o povo do Irã que está sendo preso e executado pelo governo iraniano. Você pode ser a voz dos que não têm voz onde quer que esteja no mundo, registrando-se para gravar sua voz remotamente ou registre-se para participar pessoalmente neste sábado", escreveu Taylor no Instagram.
Veja We are the World:
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Cidades DF Bancada do DF acionará ministro contra criação da Guarda Nacional
- Brasil Ianomâmis: Ibama cria Sala de Situação e Controle para combater garimpo
- Diversão e Arte Confira a lista dos blocos de pré-carnaval para este fim de semana no DF
- Brasil Relembre cinco momentos em que Glória Maria 'quebrou a internet'
- Política Reforma tributária pode ser aprovada até o fim de 2023, diz líder do governo
- Brasil Pedro Bial chora ao lembrar de Gloria Maria: 'pedaço de mim que vai embora', diz
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.