PERIGO

Autoridades australianas localizam cápsula radioativa perdida em estrada

A cápsula é um cilindro prateado menor do que uma unha humana, mas que as autoridades afirmam conter Césio-137

Agência France-Presse
postado em 01/02/2023 11:52 / atualizado em 01/02/2023 11:52
 (crédito: Handout / GOVERNMENT OF WESTERN AUSTRALIA / Department of Fire and Emergency Services / AFP)
(crédito: Handout / GOVERNMENT OF WESTERN AUSTRALIA / Department of Fire and Emergency Services / AFP)

Sydney, Austrália- Uma pequena cápsula radioativa, que caiu de um caminhão em uma rodovia desértica do estado da Austrália Ocidental no mês passado, foi encontrada, informaram as autoridades nesta quarta-feira (1/2).

"É um bom resultado, como eu disse, certamente foi encontrada uma agulha no palheiro. Eu penso que os australianos podem dormir melhor esta noite", disse o ministro dos Serviços de Emergência da Austrália Ocidental, Stephen Dawson.

A cápsula é um cilindro prateado menor do que uma unha humana - de apenas 8 mm por 6 mm -, mas que as autoridades afirmam conter Césio-137 suficiente para provocar doenças agudas provocadas pela radiação.

Depois de uma busca por centenas de quilômetros na rodovia, a cápsula minúscula foi encontrada na beira de uma estrada deserta ao sul da cidade de Newman, perto da mina de onde saiu, informou o comissário dos Serviços de Emergência do estado, Darren Klemm.

A busca, que durou seis dias, chegou ao fim quando um veículo especial detectou radiação na estrada.

As autoridades trabalham agora para remover a cápsula e transportá-la a um local seguro, disse Klemm.

O objeto desapareceu de um caminhão que saiu de uma mina localizada 1.400 quilômetros ao norte da capital do estado e que seguia para a região de Perth, uma distância maior que entre as cidades de Paris e Madri.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE