Jornal Correio Braziliense

França

Pedido de youtuber por eutanásia causa polêmica com médicos da Bélgica

Olympe comenta com seus seguidores sobre a jornada de viver com 40 personalidades devido ao transtorno dissociativo de identidade e, como o suicídio assistido é proibido na França, pediu ajuda para profissionais na Bélgica

Nas redes sociais, a youtuber francesa Olympe compartilha com os seguidores sobre as dificuldades de viver com 40 personalidades e a vontade de terminar sua vida por meio de um suicídio assistido.

A jovem de 23 anos — chamada de Olympe porque, segundo ela, é o nome que todas as outras personalidades se identificam — sofre do transtorno dissociativo de identidade, ou DID, anteriormente conhecido como transtorno de personalidade múltipla. Para os seguidores, Olympe desmascara os clichês sobre a condição e responde perguntas sobre outros distúrbios que ela tem.

No último final de semana, a jovem revelou nas redes sociais que queria ir para a Bélgica para conseguir fazer o suicídio assistido porque estava tendo dificuldades de lidar com o fardo dos transtornos mentais e dos traumas que desencadeou. O procedimento é proibido na França.

"No final de 2023 eu vou ter os recursos para o suicídio assistido na Bélgica. Já estou em contato com os médicos", afirmou ela em um vídeo nas redes sociais.

Entretanto, em entrevista jornal francês Le Parisien e traduzida pelo Telegraph do Reino Unido, o médico belga Yves de Locht, refutou a ideia de que as pessoas possam simplesmente agendar um suicídio assistido na Bélgica para conseguir fazer o procedimento. 

Ele afirmou ainda que não viu o histórico médico de Olympe ou viu os e-mails dela, apesar de confirmar que ela quer entrar em contato com ele. "Não nos recusamos a atender (pessoas como ela), mas explicamos a eles que o processo pode durar meses ou até anos. Esta jovem anunciou o fim de sua vida no final do ano. Esta data certamente não vem de mim. Preciso de muito mais informações antes de pensar em conhecê-la", afirmou.

Após as polêmicas, Olympe retirou o vídeo em que afirmava a data em que conseguiria fazer o suicídio assistido.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!