O empresário Collier Gwin, de 71 anos, foi preso na última quarta-feira (18/1) após jogar água, intencionalmente, em uma mulher em situação de rua na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. A promotoria da cidade emitiu um mandado de prisão por agressão contra o dono de uma galeria de arte.
O vídeo que flagra o momento em que Gwin molha a mulher com jato d'água de mangueira gerou indignação. Ele chegou a se desculpar e dizer que se sentia "péssimo" e que "se esforçou para ajudar a mulher".
Segundo a CBS News, Gwin disse que a mulher em situação de rua deixava o ambiente em frente à galeria de arte bagunçado e que ela derrubava latas de lixos no local. "Estou aqui há 40 anos. Já vi muitos sem-teto, ajudamos os que pudemos e não tive nenhum problema com as pessoas. Mas, neste caso, fiquei muito chateado porque a cidade não pôde ajudar e eles também estão de mãos atadas", alegou o empresário.
Collier Gwin pagou uma fiança de US$ 2.500 e foi liberado no mesmo dia em que foi detido. No entanto, ele ainda passará por julgamento em fevereiro e, se for condenado, poderá pegar até seis meses de prisão e multa de US$ 2.000.
O Ministério Público de São Francisco disse que a atitude do empresário é inaceitável. "A alegada agressão de um membro desabrigado de nossa comunidade é completamente inaceitável. O Sr. Gwin enfrentará as consequências apropriadas por suas ações", disse o órgão.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!