Teve início o cessar-fogo temporário na Ucrânia decretado unilateralmente pelo presidente russo, Vladimir Putin, em razão do Natal ortodoxo, comemorado neste sábado (7/1). A trégua começou às 9h da manhã no horário local (6h em Brasília), nesta sexta-feira (6/12).
Nos termos do decreto, anunciado na véspera, as tropas russas baixarão as armas até as 21h do horário local (18h em Brasília) de sábado (7/12).
- Tigre morde pescoço de domador durante apresentação em circo italiano
- Com sistema sobrecarregado, chineses queimam parentes mortos por covid
Putin anunciou um cessar-fogo depois que o patriarca da Igreja ortodoxa russa, Cirilo, pediu a suspensão dos combates pelo Natal ortodoxo, que é celebrado no sábado.
"Levando-se em consideração o chamado de Sua Santidade o patriarca Cirilo, instruí o ministro da Defesa a ordenar um regime de cessar-fogo ao longo de toda linha de contato entre os lados na Ucrânia", afirmou Putin, conforme comunicado divulgado pelo Kremlin.
O anúncio de Putin foi recebido com ceticismo pelas autoridades ucranianas, em Kiev. O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, considerou que é uma "desculpa para conter o avanço" das tropas de Kiev na região do Donbass e levar "equipamentos, munições e aproximar os homens das nossas posições."
Bombardeios continuam
Uma hora depois do início do cessar-fogo anunciado por Putin, a cidade ucraniana de Bakhmut registrou um bombardeio. A Ucrânia relata ainda ataques russos à cidade de Kramatorsk.
Matéria em atualização.
*Com informação da Agência France-Presse.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.