A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) inscreveu o centro histórico da cidade ucraniana de Odessa, às margens do Mar Negro, em sua lista de Patrimônio Mundial em perigo, apesar da oposição russa. Em uma sessão extraordinária, o Comitê de Patrimônio adotou a decisão por seis votos a favor, um contra (Rússia) e 14 abstenções. Apelidada de "Pérola do Mar Negro", Odessa é uma cidade portuária que muitos identificam no mundo pela monumental Escadaria de Potemkin. Com a votação, o centro histórico de Odessa foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial e registrado como patrimônio em perigo. "Sou grato aos parceiros que ajudam a proteger nossa pérola dos ataques dos invasores russos!", escreveu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Twitter.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.