"Acredito que a presidente peruana está fazendo o que cabe a todo governante em uma democracia: apelar e organizar o diálogo político e social. É evidente que hoje, no Peru, esse diálogo é essencial em nível local, especialmente nas regiões mais pobres, para responder aos protestos legítimos — combater a exclusão econômica e cultural, promover o emprego decente e melhorar a educação e a saúde.
Ao mesmo tempo, parece-me, o diálogo é fundamental, em nível nacional, dentro e fora do Congresso, para pactuar reformas que consolidem a governabilidade e o Estado de Direito, ou seja, para confirmar o avanço das eleições livres, fortalecer os partidos políticos e chegar a um consenso sobre políticas públicas igualitárias.
Além disso, acredito que é hora de aumentar o diálogo entre os movimentos democráticos, sejam eles de esquerda ou de direita, para denunciar e combater os movimentos autoritários, venham eles de onde vierem."
Rómulo Acurio, embaixador do Peru no Brasil
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.