Foi desmontado nesta sexta-feira (20/1) nos Estados Unidos um muro de contêineres instalado há poucos meses pelo então governador do Arizona, o republicano Doug Ducey, ao custo de US$ 100 milhões.
Ducey ordenou que uma enorme fila de contêineres fosse colocada na fronteira dos Estados Unidos com o México, durante os últimos meses de seu governo, medida que descreveu como uma tentativa de combater a migração em situação ilegal.
Depois de ser processado por Washington, por colocar contêineres em terras federais na Floresta Nacional de Coronado, Ducey, derrotado pela democrata Katie Hobbs na última eleição, concordou em removê-los, em dezembro passado.
"Não conseguia acreditar que o governador Ducey achou que isso fosse uma boa ideia", comentou a moradora do Arizona Debbie McGuire, enquanto um caminhão avançava pela estrada empoeirada levando um contêiner vazio. "É absolutamente ridículo instalar contêineres que nunca funcionariam para manter qualquer pessoa longe", acrescentou. "É um desperdício total do dinheiro do contribuinte."
A iniciativa do muro de contêineres de Ducey começou em meados de 2022 e foi rapidamente contestada, com críticos que consideravam se tratar de uma "manobra cínica" que afetaria o meio ambiente e não faria diferença no número de travessias ilegais de fronteira.
O Arizona compartilha cerca de 600 quilômetros de fronteira com o México, incluindo áreas de preservação, parques nacionais, zonas militares e reservas indígenas.
Saiba Mais
- Mundo Homem mata dez e deixa outros dez feridos em tiroteio na Califórnia
- Mundo Monterey Park: O que se sabe sobre ataque que deixou pelo menos 10 mortos em evento de Ano Novo Lunar nos EUA
- Cidades DF Chacina: foragido é membro do PCC e atuava de dentro do presídio para facção
- Cidades DF Corpo carbonizado é encontrado em barraco incendiado perto da Epia Sul
- Economia Como China superou Brasil e virou grande produtora de peixes amazônicos
- Ciência e Saúde As descobertas sobre origem e história dos povos indígenas da América do Sul reveladas pela genética
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.