Um julgamento por fraude contra o magnata Elon Musk começou nesta terça-feira (17/1) em San Francisco, nos Estados Unidos, com a seleção dos membros do júri, que deverá decidir se o dono de Tesla e Twitter escreveu uma mensagem fraudulenta em 2018, como denunciam investidores.
O assunto data de agosto de 2018, quando Musk fez um tuíte assinalando que queria retirar a fabricante de automóveis elétricos da bolsa e que tinha o devido financiamento para isso. Seu comentário fez o preço das ações da Tesla oscilarem fortemente por muitos dias.
"Os querelantes afirmam que esses tuítes eram falsos e afetaram artificialmente a cotação da Tesla e de outras ações", resumiu o juiz Edward Chen, ao se dirigir aos candidatos para integrar o júri.
Na sexta-feira, o magistrado rechaçou transferir o caso para o Texas, estado onde Musk reside desde que mudou a sede da Tesla da Califórnia.
Saiba Mais
Sua defesa argumenta que o bilionário não terá um julgamento imparcial em San Francisco, onde comprou o Twitter no fim de outubro e foi bastante criticado por suas decisões sobre a rede social.
Assim, o julgamento será mesmo realizado na cidade californiana e durará três semanas. Musk está entre as testemunhas. Em uma decisão precedente sobre o caso, o juiz considerou que o tuíte de 2018 poderia ser classificado como "falso e enganoso".
A SEC - a comissão de valores mobiliários dos EUA - também apresentou uma queixa na época e considerou que Musk não apresentara provas da existência do financiamento para retirar a empresa da bolsa.
O órgão regulador determinou que Musk deixasse a presidência do conselho de administração da Tesla e pagasse uma multa de 20 milhões de dólares. Além disso, qualquer tuíte seu relacionado com a empresa precisaria da aprovação de um jurista competente. Musk até que tentou anular essa decisão, mas não obteve sucesso.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Lula e ministro da Defesa tiveram encontro reservado e fora da agenda oficial
- Cidades DF Empresas de transporte no Entorno operam no vermelho, diz associação
- Mundo População da China cai pela primeira vez desde 1961
- Diversão e Arte Shakira e Piqué: as consequências de expor traição na vida real de quem não é celebridade
- Economia Governo sanciona orçamento de 2023 com seis vetos, somando R$ 4,2 bi
- Mundo Presidente do Peru pede 'calma e paz' nos protestos em Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.