A irmã André, uma freira francesa reconhecida desde abril como a pessoa mais velha do mundo, morreu na madrugada desta terça-feira (17/1), na residência para idosos onde vivia em Toulon, na França, anunciou à AFP o porta-voz do estabelecimento.
- Freira que bebe 1 taça de vinho por dia é agora a mais velha do mundo
- Com 118 anos, idosa sobreviveu à Gripe Espanhola e à covid-19
"Morreu às 2h da manhã", informou o funcionário ao reportar a morte de Lucile Randon, nascida em 11 de fevereiro de 1904 na cidade francesa de Alès. A freira francesa ficou famosa após se curar da covid-19 e revelar que o segredo para sua longevidade é "um pequeno copo de vinho todos os dias”. Irmã André vivia em uma casa de repouso em Toulon, na França.
O título de pessoa mais velha do mundo não é atribuído por nenhum órgão oficial, mas os especialistas concordaram que a religiosa era a pessoa mais velha cujo registro civil podia ser verificado. O livro Guinness dos recordes mundiais conferiu essa classificação em 25 de abril de 2022, após a morte, aos 119 anos, do japonês Kane Tanaka.
Irmã André, na última fase de sua vida cega e numa cadeira de rodas, há alguns anos não escondia um certo cansaço e confessava que desejava "morrer logo". Mas "Deus não me ouve, deve estar surdo", disse a mulher em uma longa entrevista à AFP em fevereiro do ano passado.
Nascida em uma família protestante não praticante, ela assumiu o hábito tardiamente, na congregação das Filhas da Caridade, e trabalhou até o final da década de 1970. Mas depois continuou cuidando de outros aposentados, mais jovens que ela.
"Dizem que o trabalho mata, mas é o trabalho que me faz viver, pois trabalhei até os 108 anos", declarou a religiosa na ocasião.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Brasil Policial penal: candidatos que morreram após teste físico são identificados
- Esportes Prêmio Brasil Olímpico: conheça os candidatos ao troféu Atleta da Torcida
- Diversão e Arte Betty Faria rebate comentário machista sobre sua capa da Playboy
- Diversão e Arte Disney+ lança trailer e pôster da 3ª temporada de The mandalorian
- Cidades DF Equipes das UBSs começam busca para aplicar a 2ª dose da Pfizer Baby
- Últimas Notícias Novo presidente do CNPq, Ricardo Galvão defende investimentos em ciência
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.