As imagens da cozinha de uma família na Ucrânia, que foi exposta ao mundo quando um míssil russo arrancou a parede externa de um prédio, causaram choque e tristeza nas redes sociais.
O apartamento era a casa do conhecido treinador de boxe Mykhailo Korenovsky, que foi morto no ataque do último sábado (14/01) em Dnipro, no leste da Ucrânia. Sua esposa e filhos teriam sobrevivido.
- 'Temos que nos provar o tempo todo': as mulheres ucranianas que combatem contra a Rússia
- O reinado dos oligarcas ucranianos chegou ao fim?
Um vídeo de Korenovsky comemorando um aniversário recente na família no mesmo apartamento também foi publicado.
O ataque em Dnipro matou 40 pessoas — e é considerado um dos mais brutais desde o início da invasão russa da Ucrânia, há 11 meses.
As vítimas incluem três crianças, e mais de 30 pessoas ainda estavam desaparecidas na noite de segunda-feira (16/01).
A imagem impressiona pelo forte contraste entre o normal e o anormal; a vida doméstica da cozinha acolhedora é emoldurada pela devastação repentina e total provocada pelo ataque russo.
A cozinha de aparência moderna e armários de cor amarelo vivo permaneceu notavelmente intacta após o ataque, apesar da sua parede externa ter sido completamente destruída.
Uma fruteira está sobre a mesa repleta de maçãs, os pratos estão ao lado da pia à espera de serem lavados, e as luvas de forno seguem impecavelmente penduradas em um gancho.
"Aqui as pessoas cozinhavam, batiam papo, celebravam datas comemorativas, riam, discutiam", escreveu a parlamentar de Kiev, Zoya Yarosh, no Facebook.
Ela comparou a destruição do prédio ao destino de seu país: "Estas são as feridas no corpo da Ucrânia. Feridas em nossas casas."
Nas redes sociais, muita gente destacou os pequenos detalhes da fotografia, sugerindo que a família vivia da melhor maneira possível, apesar da guerra.
"Quando olho para esta cozinha, tudo o que vejo é o apartamento em que cresci, o apartamento em que meus avós moravam, o apartamento em que meus primos moravam, porque todos nós tínhamos dois banquinhos enfiados embaixo da mesa da cozinha assim", publicou a ucraniana Alina no Twitter.
Antes do ataque a míssil, a cozinha parece ter sido palco de um momento feliz em família — a festa de aniversário de uma criança.
Em um vídeo publicado online e republicado pelas forças armadas da Ucrânia, uma menina sorri ao ganhar um bolo de aniversário enorme e apaga as quatro velas. Os mesmos armários amarelos estão bem visíveis, assim como as luvas de forno e a televisão na parede.
Acredita-se que as pessoas no vídeo sejam da família de Mykhailo Korenovsky, que supostamente sobreviveu ao ataque, enquanto o treinador de boxe, não.
Não está claro quando o vídeo foi filmado, mas é um duro lembrete de como a guerra pode de repente destruir vidas.
"Talvez tenha sido ele [Korenovsky] quem comprou aquelas maçãs para a família, deixadas em cima da mesa depois que o prédio desabou", disse a jornalista russa da BBC Liza Fokht. "Ou talvez tenha sido ele quem deixou um prato na pia —(pensando que) haverá sempre tempo para lavar depois."
- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-64301624
Saiba Mais
- Política Costa Neto diz que PL está 'fechado' com Marinho na disputa pelo Senado
- Brasil Ricardo Galvão, demitido do Inpe por Bolsonaro, é o novo presidente do CNPq
- Brasil Estudante da USP acusada de golpe recebeu Auxílio Emergencial em 2020
- Cidades DF Dez anos depois: desaparecimento de brasileiro no Peru segue como mistério
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.