Uma delegação de alto nível dos Estados Unidos viajará em breve a Cuba para retomar o diálogo com o país comunista sobre questões de segurança, informou na quinta-feira (12) o Departamento de Estado.
"Autoridades americanas e cubanas se reunirão este mês em Havana (...) para discutir questões de interesse bilateral na aplicação da lei em escala internacional", como o crime transnacional, disse um porta-voz do departamento sob condição de anonimato.
O responsável não adiantou as datas do encontro, mas membros dos departamentos de Estado, Justiça e Segurança Interna vão integrar a delegação.
"O fato de participar desses diálogos demonstra o compromisso de manter um diálogo construtivo com o governo cubano quando for adequado, para promover os interesses dos Estados Unidos", acrescentou a fonte, antes de especificar que isso não seria feito "em detrimento dos direitos humanos".
Washington e Havana retomaram o diálogo sobre a questão da imigração em 2022, em um momento de migração recorde de cubanos, muitos deles com destino aos Estados Unidos.
Em janeiro, a embaixada dos Estados Unidos em Havana voltou a emitir vistos para os cubanos que desejam se estabelecer em seu país.
Mas uma "normalização" das relações com a ilha de governo comunista, que os Estados Unidos mantêm em uma lista de países que apoiam o terrorismo, não está na ordem do dia.
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pôs fim à política de abertura a Cuba iniciada por seu antecessor, Barack Obama.
Embora o presidente Joe Biden tenha prometido revisar a política dos EUA em relação a Cuba, ele endureceu sua posição após a repressão às manifestações antigovernamentais em julho de 2021 na ilha.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Mundo Autobiografia de príncipe Harry vende 1,4 milhão de exemplares em inglês no primeiro dia
- Mundo Primeiro-ministro de Gales do Sul pede desculpas por usar roupa nazista
- Mundo Deputados dos EUA pedem ao FBI que investigue sobre vandalismo em Brasília
- Mundo Médicos retiram granada não detonada alojada perto de coração de soldado na Ucrânia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.